A ORALIDADE E AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM NO PROCESSO ESCOLARIZADO DE ALFABETIZAÇÃO INICIAL
Palavras-chave:
Oralidade, Linguagem, Alfabetização escolarizada.Resumo
A oralidade é um dos eixos que norteia o trabalho docente no ensino da línguaportuguesa em qualquer nível de ensino. O modo como ela é considerada no processo de
alfabetização inicial revela, conscientemente ou não, a concepção de linguagem que permeia o
ensino da língua nessa etapa da escolarização da criança. Assim, o propósito deste artigo é
analisar enunciações de professores alfabetizadores no que se refere a seu entendimento sobre a
oralidade, ao ensinar a língua escrita cotidianamente nas suas salas de aula. A teoria que embasou
as análises foi a bakhtiniana, em especial as categorias dialogia e alteridade, esta compreendida
como o Outro. Com um entendimento de que linguagem é interação social, que, analogamente,
pode ser entendida como a enunciação de Bakhtin, desenvolvemos a análise. As enunciações
revelaram, por inferência ou não, diferentes concepções sobre a oralidade e, consequentemente,
diferentes concepções de linguagem, particularmente, a linguagem na sua versão escrita.
Entretanto, os professores alfabetizadores, ao deixarem à mostra sua concepção de linguagem,
revelaram também seus interlocutores, ou seja, aqueles com quem, de certo modo, compartilham
as concepções sobre o que ensina, do modo como ensina: seus Outros.
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