POLÍTICAS “PÚBLICAS” E EDUCAÇÃO DO CAMPO: EM BUSCA DA CIDADANIA POSSÍVEL?

Autores

  • Claudemiro Godoy do Nascimento

Palavras-chave:

Políticas públicas, Cidadania, Educação do campo, Meio rural.

Resumo

Queremos nesta reflexão desenvolver apontamentos acerca das políticas públicas
para educação do campo que se efetivaram no período pós-LDB (1996-2008) nos governos FHC
e Lula. Entendemos que tais políticas educacionais possibilitaram a recriação de uma nova cultura
política nas demandas provenientes dos movimentos sociais ligados aos trabalhadores rurais, bem
como outra noção de cidadania possível que se encontra em processo de crescimento. O parto
dessa cidadania ocorreu, mesmo com as alianças conservadoras do latifúndio brasileiro contrárias,
o que vem determinando o fim da longa noite escura à qual estava destinada a educação do
campo. Neste sentido, buscamos analisar a educação do campo enquanto política pública que se
destaca nos últimos anos como nova modalidade educacional presente na realidade brasileira,
seus impactos e suas potencialidades frente à construção de uma nova sociedade, mais humana,
justa e democrática.

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Publicado

29-12-2009

Como Citar

GODOY DO NASCIMENTO, C. POLÍTICAS “PÚBLICAS” E EDUCAÇÃO DO CAMPO: EM BUSCA DA CIDADANIA POSSÍVEL?. Travessias, Cascavel, v. 3, n. 3, 2009. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3450. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO