DA HISTÓRIA NATURAL À BIOLOGIA: O CONCEITO DE VIDA NOS LIVROS DIDÁTICOS
Palavras-chave:
Vida, Genealogia, Livros didáticos, Biologia, Michel Foucault.Resumo
O presente trabalho tem como principal objetivo realizar um estudogenealógico do conceito de vida à luz do pensamento do filósofo francês Michel Foucault.
A idéia deste artigo é a de lançar um olhar sobre os livros didáticos de Ciências Naturais e
de Biologia sempre procurando observar como a vida é tratada e ensinada enquanto
conceito fundamental destas disciplinas. Para tanto a genealogia se servirá de
acontecimentos precedentes visando descobrir quais foram as condições de possibilidade
que fizeram com que na transição da episteme clássica para a moderna, o conceito de vida
fosse concebido para designar não mais apenas “o” ser vivo, ou “um” ser vivo em questão.
O intuito é o de compreender como o conceito de vida, nessa virada, abandona seu sentido
singular e pluraliza-se adquirindo a capacidade de abarcar na classificação de vivo um
conjunto de seres com características comuns que respondem (até certo ponto) de maneira
muito parecida a uma série de estímulos ambientais e que acabam por relacionarem-se não
só entre si, mas com o meio em que ocorrem garantindo assim a continuidade de sua
existência.
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