ELEMENTOS SOCIAIS DO MUNDO DO TRABALHO NA FICÇÃO CINEMATOGRÁFICA: PROVOCAÇÕES DE “O CORTE”
Palavras-chave:
Cinema and society, world of labor, changes in the productive system.Resumo
“Um gesto diz mais que mil palavras”, ensina o ditado popular. Mas quando os gestos em questão são artisticamente encenados, numa produção cinematográfica dirigida por Costa-Gravas, a possibilidade de estes dizerem mais que palavras é infinitamente multiplicada. No filme “O Corte”, as consequências das atuais transformações no mundo do trabalho são retratadas com doses de humor, sem deixar de lado a abordagem reflexiva e crítica. O protagonista, num momento de extremo desespero, empreende um plano para eliminar fisicamente seus concorrentes, e assim, garantir uma vaga no disputado mercado de trabalho. O dilema da responsabilização pelo desemprego perpassa o filme, estimulando a reflexão sobre o tema numa perspectiva crítica, em que as consequências da falta de oportunidades de emprego podem ser localizadas em esferas que se ampliam para além do aspecto econômico. Assim, o enredo do filme evidencia o postulado marxiano da dupla condição do trabalho no capitalismo: ao mesmo tempo em que o trabalho é potencialmente meio de vida e afirmação da condição humana, é processo alienado e alienante de produção da existência. Das mensagens que a obra nos deixa, duas merecem atenção especial. A primeira diz respeito ao ideário, já consensual nesta sociedade, de que o desemprego é um problema individual, e deve ser, portanto, individualmente resolvido. A segunda mensagem, subliminarmente presente no filme, aponta a solução para o desemprego numa direção oposta: o problema não está no indivíduo, mas no sistema. E este só coletivizará as oportunidades se, numa perspectiva transformadora, tornar o homem o centro de tudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.