PERSPECTIVAS CULTURAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: VÍNCULOS E REDIMENSIONAMENTO PARA A PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Tatiane Staub

Palavras-chave:

Cultura, Ensino de ciências, Formação docente.

Resumo

O presente texto pretende direcionar uma reflexão, com base na pesquisa bibliográfica, acerca das questões culturais, cujo tema não é novo no meio acadêmico, apontando para seu entrelaçamento com o ensino em disciplinas de Ciências Naturais (Ciências, Química, Física e Biologia) nas escolas brasileiras. Os vínculos entre os elementos culturais e os processos de ensino e aprendizagem nas disciplinas de Ciências Naturais necessitam, com urgência, ser aprofundados, tanto a nível acadêmico, enquanto pesquisa, quanto no nível da prática docente em sala de aula, sob a justificativa de sua ausência das preocupações cotidianas dos profissionais da educação básica e de seus processos formativos formais. Neste sentido, o artigo encaminha sugestões para redimensionamentos relevantes para as ações no ensino de ciências, fundamentados em aspectos associados a elementos culturais de grande importância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-02-2011

Como Citar

STAUB, T. PERSPECTIVAS CULTURAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: VÍNCULOS E REDIMENSIONAMENTO PARA A PRÁTICA DOCENTE. Travessias, Cascavel, v. 4, n. 3, p. e3722, 2011. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3722. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO