IMAGINAÇÃO E MEMÓRIA, TOCADAS, CANTADAS E CONTADAS EM PROSA

Autores

  • Sandra Aparecida Elger Gonçalves

Palavras-chave:

Linguagem artística, Memória, Identidade.

Resumo

Este artigo aborda a relação entre a criança e a linguagem artística musical em seus aspectos comunicativos e lúdicos. Partindo da perspectiva de que a criança é um ser social e, como tal, interage com o mundo a partir das mais variadas linguagens, a linguagem musical é apresentada como um veículo comunicativo acessível e expressivo, que suporta em suas melodias e ritmos, características históricas e sociais também presentes na vida da criança. Desta maneira a linguagem musical propicia a comunicação com o mundo real mediado pelo sentimento e imaginário infantil que percebe e significa as coisas, as pessoas, os fatos e as relações tanto individuais como coletivas. O som e a melodia contêm em sua composição a magia do que não pode ser transmitido na comunicação formal da fala ou escrita, e por esse motivo transcende os limites socialmente definidos e aprovados, provocando novas descobertas, interpretações e até mesmo ações imprescindíveis ao desenvolvimento infantil. O referencial teórico para análise encontra-se situado em autores da Sociologia, da Arte Musical e da Educação, tais como Phillipe Ariés (1981), George Snyders (1997), Walter Benjamin (2002), entre outros. Desta forma, pretende-se valorizar a sensibilidade musical infantil como construção sociológica do ser.

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Publicado

22-12-2010

Como Citar

ELGER GONÇALVES, S. A. IMAGINAÇÃO E MEMÓRIA, TOCADAS, CANTADAS E CONTADAS EM PROSA. Travessias, Cascavel, v. 4, n. 3, p. e4249, 2010. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4249. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

CULTURA