CRIANÇAS COM DIFICULDADES EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO
Palavras-chave:
Educação. Educação Especial. Matemática. Resolução de problemas aritméticosResumo
Compreender questões-problema de matemática não é tarefa fácil para muitas pessoas, pois é necessário relacionar as informações verbais contidas no enunciado dos problemas com as informações matemáticas presentes. O presente estudo é parte de uma tese de doutoramento e teve como objetivos elaborar, aplicar e avaliar um programa de intervenção com crianças de 4ª série do Ensino Fundamental que apresentavam dificuldades na compreensão e resolução de problemas matemáticos e maximizar as capacidades cognitivas destas crianças. A metodologia escolhida foi pelo delineamento experimental de comparação entre grupos, um grupo experimental e um grupo controle. O estudo consistiu de um pré-teste, um programa de intervenção e um pós-teste e pós-teste postergado. O pré-teste avaliou o desempenho das crianças em questões-problema aritméticas. Em seguida, foi aplicado o programa de ensino nos estudantes que apresentaram um desempenho inferior a 40% de acertos nos problemas. Este programa procurou ensinar os estudantes a lerem os enunciados dos problemas e encontrarem a representação matemática mais apropriada para resolver a questão. Os resultados dos pós-teste e pós-teste postergado foram superiores aos resultados dos pré-testes do grupo experimental e do grupo controle indicando melhora no desempenho dos estudantes que participaram do programa. Demonstrou-se, com estes dados, que a intervenção utilizada foi eficiente aumentando as capacidades cognitivas necessárias à tarefa de resolução de problemas aritméticos, que consiste basicamente, em compreender o enunciado escrito e representá-lo matematicamente.Downloads
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