A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NAS ÚLTIMAS DÉCADAS: OBSTÁCULOS E METAS DENTRO E FORA DA ESCOLA

Autores

  • Sidnéia Macarini Martins

Palavras-chave:

Educação. Mudanças. Metas. Avaliação. Políticas- públicas.

Resumo

O texto propõe uma reflexão sobre a educação do Brasil, suas constantes mudanças
e tentativas de utilizar modelos muitas vezes descartados por outros países. Apresenta índices de
aprendizagem atuais e expectativa futura como meta de atingir uma educação de qualidade
internacional mesmo sem uma preocupação concreta com a identidade da população, seus
desejos e anseios. Expõe alguns aspectos geradores de insatisfação e conflitantes no sentido da
formação inicial dos profissionais que interferem diretamente na atual situação da educação
brasileira, tanto no âmbito da sala de aula quanto à insatisfação ante as políticas públicas
propostas na intenção de melhoria. Discute a avaliação que muitas vezes ocorre sem a devida
preocupação do todo e a demora com que os órgãos centrais decidiram fazê-la de forma ampla
como meio de análise e visão global com o intuito da intervenção e foco na resolução de
problemas. Tem um olhar crítico, mas realista, pois acredita na mudança, quando é bem
elaborada e implementada, ciosa de cuidados no decorrer do processo para que não se perca a
real intenção e que a conclusão seja adequada ao que se propôs, ou seja, quebrar paradigmas em
busca de atendimento amplo sem perder a qualidade.

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Publicado

22-12-2010

Como Citar

MACARINI MARTINS, S. A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NAS ÚLTIMAS DÉCADAS: OBSTÁCULOS E METAS DENTRO E FORA DA ESCOLA. Travessias, Cascavel, v. 4, n. 3, p. e4615, 2010. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4615. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO