A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NAS ÚLTIMAS DÉCADAS: OBSTÁCULOS E METAS DENTRO E FORA DA ESCOLA
Palavras-chave:
Educação. Mudanças. Metas. Avaliação. Políticas- públicas.Resumo
O texto propõe uma reflexão sobre a educação do Brasil, suas constantes mudançase tentativas de utilizar modelos muitas vezes descartados por outros países. Apresenta índices de
aprendizagem atuais e expectativa futura como meta de atingir uma educação de qualidade
internacional mesmo sem uma preocupação concreta com a identidade da população, seus
desejos e anseios. Expõe alguns aspectos geradores de insatisfação e conflitantes no sentido da
formação inicial dos profissionais que interferem diretamente na atual situação da educação
brasileira, tanto no âmbito da sala de aula quanto à insatisfação ante as políticas públicas
propostas na intenção de melhoria. Discute a avaliação que muitas vezes ocorre sem a devida
preocupação do todo e a demora com que os órgãos centrais decidiram fazê-la de forma ampla
como meio de análise e visão global com o intuito da intervenção e foco na resolução de
problemas. Tem um olhar crítico, mas realista, pois acredita na mudança, quando é bem
elaborada e implementada, ciosa de cuidados no decorrer do processo para que não se perca a
real intenção e que a conclusão seja adequada ao que se propôs, ou seja, quebrar paradigmas em
busca de atendimento amplo sem perder a qualidade.
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