APRENDENDO COLABORATIVAMENTE POR MEIO DE FERRAMENTAS ELETRÔNICAS: UMA PRÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES
Palavras-chave:
Ferramentas eletrônicas, Formação docente, Blog, Identidades de professores.Resumo
Desde sua criação, em 2008, o blog do projeto aprendizagem sem fronteiras: ressignificando os limites da formação inicial e contínua de professores, da universidade estadual de londrina, tem sido espaço para que seus participantes compartilhem experiências e gerem conhecimentos. Sob a ótica de duas professoras pesquisadoras, apresentamos uma análise de algumas postagens deste blog, que constituíram uma das tarefas do projeto, com o objetivo de discutir as identidades dos envolvidos, por meio do uso que fizeram de metáforas e de imagens. Para o desenvolvimento deste trabalho categorizamos as postagens em três temáticas: o professor que aprende, o professor que se recria na diversidade e o professor afetivo. Nos fragmentos analisados encontramos nossas marcas, as digitais das histórias de nosso tempo e os fios do tecido social que nos reveste. Os dados também revelam que o blog forjou-se como prática em que sentimentos e vozes foram compartilhados, e por meio da qual, identidades de professores colaborativos foram recriadas.
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