O PROCESSO HISTÓRICO-SOCIAL DA ESTRATÉGIA INOVADORA DO ENSINO DE DESIGN: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO MEDIADORA NA COMPREENSÃO DA PASSAGEM DO BI PARA O TRIDIMENSIONAL

Autores

  • Stela Souza Stein

Palavras-chave:

Experiências, interdisciplinaridade, empilhamento, design e aplicações

Resumo


Este artigo descreve uma estratégia didática inédita no ensino do design, desenvolvida e aprimorada desde 1990, na disciplina de Estudos Volumétricos do curso de Desenho Industrial e atualmente no Curso Técnico de Design de Móveis do IF Sul-Riograndense. O profissional formado atua na área de criação e execução de projeto de móveis, que conjuga o desenvolvimento criativo com as habilidades práticas revestidas de um caráter interdisciplinar. A metodologia é aplicada na sala de maquetaria, onde os projetos são desenvolvidos e executados em um ambiente prazeroso e criativo, onde o professor serve de medidor na construção mental e prática do processo criativo. A construção desse processo visa buscar as experiências vivenciadas e os conhecimentos adquiridos com o intuito de utilizá-los nas diversas atividades que irão estabelecer condições para redescoberta de novos conceitos e princípios geométricos fundamentais para aplicação na definição dos projetos. Essas experiências definem a criação partindo das formas bidimensionais para a construção de modelos mentais que irão definir a visualização do tridimensional.  Os projetos de móveis desenvolvem-se em etapas, desde a criação até a execução dos projetos volumétricos. Dentre as várias técnicas desenvolvidas destaca-se o empilhamento, a qual integra todas de disciplinas desenvolvidas no curso, que fazem analogias com as diversas áreas acadêmicas. O trabalho tem apresentado excelentes resultados, pois através da criatividade, interdisciplinaridade e aplicabilidade. Também se verifica a prática das vivências, dos conhecimentos adquiridos e estimula-se o aprimoramento do potencial técnico- criativo na concretização dos projetos volumétricos e a aplicabilidade deste nas diversas áreas da vida.

Downloads

Publicado

04-11-2011

Como Citar

STEIN, S. S. O PROCESSO HISTÓRICO-SOCIAL DA ESTRATÉGIA INOVADORA DO ENSINO DE DESIGN: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO MEDIADORA NA COMPREENSÃO DA PASSAGEM DO BI PARA O TRIDIMENSIONAL. Travessias, Cascavel, v. 5, n. 2, 2011. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4899. Acesso em: 19 out. 2021.

Edição

Seção

ENSAIOS E TEMAS INTERDISCIPLINARES