O ESPELHO, O LABIRINTO, O FIO DE ARIADNE E O PÃO DA PALAVRA – ELEMENTOS DA LITERATURA JUVENIL

Autores

  • Celso Sisto

Palavras-chave:

literatura juvenil brasileira contemporânea, representações da juventude, contradições, território móvel, perfil do jovem contemporâneo, itinerários.

Resumo

Neste artigo tratamos de caracterizar o território móvel da literatura juvenil e sua produção híbrida associada à idéia de adolescência como o estágio das contradições. O perfil do jovem delineado na literatura brasileira juvenil contemporânea é traçado a partir das obras “Vito Grandam”, de Zirado e “O rapaz que não era de Liverpool”, de Caio Riter. O espelho, o labirinto, o fio de Ariadne e a potência da palavra poética emergem então, como elementos que atraem o olhar do jovem leitor para essas obras, que enfim, podem servir de itinerário para outras obras da literatura juvenil brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-04-2011

Como Citar

SISTO, C. O ESPELHO, O LABIRINTO, O FIO DE ARIADNE E O PÃO DA PALAVRA – ELEMENTOS DA LITERATURA JUVENIL. Travessias, Cascavel, v. 5, n. 1, p. e5279, 2011. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/5279. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTE E COMUNICAÇÃO