REAVALIANDO O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – PCNS

Autores

  • Everton Bandeira Martins
  • Cinara Dalla Costa Velasquez
  • Vanessa dos Santos Moura
  • Jorge Luiz da Cunha

Palavras-chave:

Educação, Interdisciplinaridade, História, Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, Cidadania.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a disciplina de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental através da análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs – da e sua reavaliação interdisciplinar. Entendemos ser premente a reavaliação teórica, dentro de uma perspectiva interdisciplinar para o pleno desenvolvimento do individuo, enquanto sujeito histórico. Entendemos que o conhecimento histórico é decisivo na formação da cidadania dos sujeitos. Procuramos entrelaçar teóricos, que versam sobre o tema e a efetivação, no cotidiano da sala de aula, com os PCNs da disciplina de Histórias. Sendo os PCNs documentos elaborados para a ampliação da prática interdisciplinar docente, vê-se uma possibilidade de reavaliação da disciplina de História e sua maior aproximação com o ethos dos sujeitos, dialogando com temas transversais que estão inscritos nos objetivos dos PCNs da disciplina de História. A prática docente deve ser entendida como um espaço de construção da cidadania, rompendo com práticas engessadas e cristalizadas. Buscamos assim compreender como esse processo poder-se-á tornar-se realidade, a partir de análises teóricas que discorrem sobre a educação e o ensino sob essa perspectiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-11-2011

Como Citar

MARTINS, E. B.; VELASQUEZ, C. D. C.; MOURA, V. dos S.; DA CUNHA, J. L. REAVALIANDO O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – PCNS. Travessias, Cascavel, v. 5, n. 2, p. e5423, 2011. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/5423. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO