CRISE PARADIGMÁTICA E A TRANSFORMAÇÃO DA SALA DE AULA UNIVERSITÁRIA
Palavras-chave:
Formação docente, Transdisciplinaridade, Ensino de psicologia.Resumo
Este artigo procura destacar a importância de estimularmos a inovação no contexto da formação docente. Destacamos a proposta transdisciplinar como possibilidade de mudança das práticas formadoras via processo de auto hetero eco-formação. Relatamos uma prática pedagógica cuja idéia central foi diligenciar entre os estudantes o entendimento da existência de interconexões entre sujeito e objeto do conhecimento, através da compreensão de que os conteúdos de natureza afetiva podem ser elevados à categoria de objetos de conhecimento, dando-lhes, assim, existência cognitiva para suas vidas, da mesma forma que a biologia e a matemática são vistas como objetos de conhecimento a serem aprendidos. Essa nova atitude frente à prática formadora, marca a busca da (trans)formação dos sujeitos pessoal e coletivamente, via transdisciplinaridade. A possibilidade dessa transformação, via ensino de psicologia, envolve novas bases epistemológicas, sem, entretanto, abrir mão da condição de análise crítica e reflexiva, postura que nos ajuda na reestruturação dos caminhos percorridos pela psicologia na formação docente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.