TRANSFORMAÇÃO DA INTIMIDADE: HOMENS E MULHERES NA CONTEMPORANEIDADE NA PERSPECTIVA DA ESTRUTURAÇÃO DE GIDDENS
Palavras-chave:
CulturaResumo
Numa sociedade altamente reflexiva, que ordena e reordena as relações sociais, as ações individuais e coletivas são modificadas no seu cotidiano. Assim, é perfeitamente aceitável que mudanças nas relações de gênero também sejam realizadas. A mulher é elemento chave nesse processo transformador. Para Giddens, ela é o sujeito das transformações de comportamento no ambiente privado da sociedade moderna por não mais desejar reproduzir padrões, convenções e hábitos tradicionais, parâmetros até então norteadores de suas ações em seus relacionamentos. Ao lutar por seus direitos, a mulher levou para a esfera pública temas (sexo, amor, casamento, família, filhos etc.) até então restritos à esfera privada. Isso contribuiu para transformar a intimidade, a identidade e as relações sociais entre os sexos. Neste artigo, é apresentada a análise que Anthony Giddens realiza sobre o impacto da modernização nas relações de gênero.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.