O ENSINO CRÍTICO DE LÍNGUAS ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM CULTURAL
Palavras-chave:
cultura, problematização, consciência críticaResumo
Resumo: O objetivo do presente artigo é investigar a importância da abordagem de questões culturais para o ensino de línguas estrangeiras. Com esse objetivo em mente, tentarei fundamentar minha investigação nos estudos das ciências sociais e das teorias críticas. Para tal, me valerei dos seguintes pressupostos, que estão respectivamente relacionados com as áreas mencionadas anteriormente: 1) as teorias sobre cultura desenvolvidas por Benedict (s.d.), Sahlins (1990), Tylor (1975) e Wolf (2003); 2) as teorias sobre ensino crítico de línguas advindas dos trabalhos de Fairclough (1999, 2001), Freire (2009), Giroux (1997), Moita Lopes (1996) e Pennycook (1998). Tentarei mostrar que é importante que os professores se utilizem de aspectos culturais da língua-alvo para problematizar as relações de poder que estão entranhadas nos discursos importados, para que, assim, os alunos possam aguçar a consciência crítica e aprender com as diferenças.
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