A RE-LEITURA DO MITO GREGO E A RE-ESCRITA DO FEMININO NO ROMANCE CONTEMPORÂNEO: CASSANDRA, DE CHRISTA WOLF

Autores

  • Enéias Farias Tavares

Palavras-chave:

Literatura Alemã – Mito Grego – Literatura Comparada

Resumo

O que separa a “realidade” da vida cotidiana da “ficção” literária? Os conceitos são problemáticos, sobretudo porque não haveria “ficção” apartada de um determinado contexto social e cultural, de uma determinada “realidade” histórica. Por outro lado, tais “realidades”, constituídas e organizadas sempre na forma de discursos, nunca se materializariam senão pela via “ficcional” da narrativa, seja ela histórica, cultural ou literária. São as complexidades da ficção histórica e da realidade psicológica da criação literária que Christa Wolf contrapõe em Cassandra (1983). Nesse ensaio, analisarei as cinco partes dessa obra como relato intelectual e literário que evidencia tanto sua concretização novelesca quanto o processo pessoal de sua autora em pesquisar, refletir e compor sua ficção. Tal leitura revelará os processos textuais e narrativos usados por Wolf a fim de expressar uma determinada identidade feminina em meio aos fragmentos de uma contemporaneidade que se questiona sobre a validade da tradição clássica e das suas “ficcionais realidades”.

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Publicado

12-12-2011

Como Citar

TAVARES, E. F. A RE-LEITURA DO MITO GREGO E A RE-ESCRITA DO FEMININO NO ROMANCE CONTEMPORÂNEO: CASSANDRA, DE CHRISTA WOLF. Travessias, Cascavel, v. 5, n. 3, p. e5863, 2011. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/5863. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

CULTURA