Ambiguidades da inovação: implicações da ambiguidade lexical nos textos da área de inovação tecnológica e no contexto da integração comercial e científica internacional

Autores

  • Luis Augusto Freire
  • Jorge Bidarra

Palavras-chave:

Ambiguidade Lexical, Polissemia, Inovação Tecnológica.

Resumo

Este artigo trata dos impactos da ambiguidade lexical encontrada nos textos do domínio da inovação tecnológica, ambiguidade esta derivada da incidência de fenômenos linguísticos diversos, tais como, a polissemia, a ambivalência e a vagueza ou indeterminação semântica, presente em expressões chave da área; bem como da importância do léxico da inovação tanto para as transações comerciais regionais de transferência de tecnologia quanto para as ações de integração e consolidação de blocos econômicos internacionais. Para esse fim, adotamos como metodologia para as análises os pressupostos da linguística de corpus, mediadas pelas ferramentas de extração automáticas de informações fornecidas pela linguística computacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-09-2012

Como Citar

FREIRE, L. A.; BIDARRA, J. Ambiguidades da inovação: implicações da ambiguidade lexical nos textos da área de inovação tecnológica e no contexto da integração comercial e científica internacional. Travessias, Cascavel, v. 6, n. 2, 2012. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/6041. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM