PERFIL CONTEMPORÂNEO DO PROFESSOR DE LÍNGUA: UM PESQUISADOR

Autores

  • Cleide Inês Wittke

Palavras-chave:

Ensino de língua, Pesquisa, Projeto

Resumo

Várias pesquisas mostram um novo perfil do professor de língua: um profissional que questiona e reflete. Essa postura implica mudanças na concepção do objeto de ensino e no modo de abordá-lo, exigindo reestruturação no Currículo dos Cursos de Letras. Este artigo problematiza tal questão, visando a encontrar alternativas à concretização do papel de professor pesquisador. Defendemos, assim como Ilari (1986), Geraldi (1991, 2006), Koch (2006) e Antunes (2007), que o texto/gênero textual deve ser objeto de estudo na aula de língua. Entendemos que a universidade tem o compromisso de preparar o futuro profissional, capacitando-o a abordar o texto, através de estratégias que desenvolvem a competência de leitura e da produção textual. Vemos a pesquisa, a realização de projetos e o diálogo como vias à concretização do ensino de língua enquanto prática investigativa.

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Publicado

10-05-2012

Como Citar

WITTKE, C. I. PERFIL CONTEMPORÂNEO DO PROFESSOR DE LÍNGUA: UM PESQUISADOR. Travessias, Cascavel, v. 6, n. 1, p. e6207, 2012. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/6207. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM