DIVERSIDADE CULTURAL E LINGUÍSTICA NAS ESCOLAS DE FRONTEIRA BRASIL/PARAGUAI
Palavras-chave:
Fronteira, diversidade, escola, aluno brasiguaio.Resumo
Diante da realidade multilingue e multicultural da região de fronteira entre Brasil e Paraguai, devido a sua formação étnico-linguistica resultante do fluxo migratório e dos conflitos étinicos, culturais e linguísticos vivenciados por diversos alunos nas escolas desta região, deparamo-nos com algumas dificuldades encontradas por estas escolas com relação ao processo de ensino-aprendizagem. Dentre as dificuldades mais freqüentes esta a de como ensinar o português para um aluno estrangeiro, sendo que não há a opção de ensiná-la como segunda língua, isto porque, a Língua Portuguesa é ensinada como língua materna independente de quem seja o aluno; a presença de alunos bilíngues ou, até mesmo, de alunos que não conhecem o português na modalidade escrita; como reconhecer um aluno brasiguaio e ajudá-lo a superar as suas dificuldades de aprendizagem e, ainda, experiências de preconceito e estigma vivenciadas por estes alunos. Frente a esta realidade, objetiva-se contribuir com reflexões sobre como a escola tem lidado com os conflitos expostos acima e sobre a necessidade de formação específica para professores das escolas de região de fronteira. Para tanto, tem-se como base, os estudos de Suassuna (1995), Moita Lopes (2002), Santos (2004), Coracini (2007), Dalinghaus (2009), Teis (2007), dentre outros.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.