PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS: ANÁLISE DE DADOS DO CENSO DO PROFESSOR (2003) E DA PESQUISA PRODOCÊNCIA (2007)

Autores

  • Célia Maria Benedicto Giglio
  • Maria Angélica Pedra Minhoto

Palavras-chave:

Censo do Professor, Condição do Trabalho Docente, Satisfação na Carreira, Valorização Profissional, Guarulhos.

Resumo

O estudo foi elaborado a partir de dados provenientes de duas fontes distintas: o Censo do Professor (2003), realizado pelo Inep, e a pesquisa “Residência Pedagógica. Um diálogo em construção” (2007), realizada pelo grupo de professores do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), no âmbito do Programa de Consolidação das Licenciaturas PRODOCÊNCIA do MEC. O propósito do texto é o de apresentar o perfil dos professores das escolas de educação básica situadas no município, tendo em vista a sua importância social e econômica. Pretende com isso oferecer elementos que auxiliem o diagnóstico objetivo da situação desses profissionais e contribuir para a avaliação e a (re)formulação da agenda de políticas educacionais que visam à valorização dos docentes da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-04-2012

Como Citar

GIGLIO, C. M. B.; MINHOTO, M. A. P. PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS: ANÁLISE DE DADOS DO CENSO DO PROFESSOR (2003) E DA PESQUISA PRODOCÊNCIA (2007). Travessias, Cascavel, v. 6, n. 1, p. e6417, 2012. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/6417. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO