A ESTÉTICA DOS COTIDIANOS ESCOLARES: REFLEXÕES SOBRE AS POÉTICAS SUBVERSIVAS E AS PARTILHAS DO SENSÍVEL
Palavras-chave:
cotidianos escolares, investigação estética, partilhas do sensível, poéticas subversivas.Resumo
Este trabalho pretende incitar a reflexão e a abertura a novas perguntas evocando algumas noções e experiências que indiciam a presença do estético e de sua complexidade nos cotidianos escolares (ALVES, 2001). Estar em campo exige uma sensibilidade que atravessa compleições ordinárias e captura tragicidades cotidianas (VICTÓRIO FILHO, 2005). Nesse sentido, o artigo preocupa-se em forjar problematizações sobre uma investigação estética permanentemente atravessada pelas diferentes tessituras que se encontram arrimadas aos cotidianos do CEJK - Colégio Estadual Júlia Kubitschek. Para tanto, faço uso das noções de partilhas do sensível (RANCIÈRE, 2009) e poéticas subversivas (CERTEAU, 1998) as quais se mostram extremamente profícuas a uma investigação estética.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.