CÓPULA RITUAL: A SEXUALIDADE TRANSFIGURADA NA POESIA DE DULCINÉA PARAENSE E OLGA SAVARY
Palavras-chave:
Sexualidade. Corpo. Phýsis. Origem. Metafísica platônica.Resumo
O presente artigo constitui uma interpretação do corpo e do despertar da sexualidade como fontes primordiais do amor e do erotismo, em diálogo com os poemas “Inquietude”, de Dulcinéa Paraense, e “Acomodação do Desejo I”, de Olga Savary. A interpretação percorre os caminhos da sacralidade da cópula ritual e do acontecimento da hierogamia Céu-Terra. Os encontros eróticos são vistos como a manifestação dos elementos da natureza, entendida como o desvelamento originário da phýsis. A comunhão amorosa instaura uma aproximação significativa do ser humano com a sua origem, como uma possibilidade autêntica de reconciliação com a natureza. Neste sentido, os dois poemas operam um movimento de ruptura com o legado conceitual da metafísica platônica, que estabeleceu uma cisão entre o homem e o real, aprofundada durante a modernidade. Em meio à dinâmica cíclica e incessante da phýsis, a experenciação do amor, a partir da sexualidade, proporciona o retorno do homem às suas raízes telúricas, à sua morada originária, na medida em que reconhece e ressalta o seu próprio corpo enquanto humus, “terra”, transfigurando-se nas forças vitais do mundo natural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.