FUNDAMENTOS DA TEORIA VYGOTSKIANA PARA APROPRIAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS COMO INSTRUMENTOS SOCIOCULTURAIS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Agleice Marques Gama

Palavras-chave:

Apropriação, Tecnologias digitais de informação e comunicação, Instrumentos socioculturais

Resumo


Para Vygotsky (2007), a aprendizagem adequadamente organizada promove o desenvolvimento e todas as transformações pelas quais passa o homem durante o seu processo de desenvolvimento mantêm relação com o aspecto sócio-histórico-cultural e são mediadas pelos instrumentos que viabilizam as interações do sujeito com seu meio. Em vista disso, este artigo apresenta noções básicas da teoria sócio-histórico-cultural (ou sócio-interacionista) de Vygotsky, abordando conceitos como apropriação, mediação (junto a instrumentos, signos, símbolos), zona de desenvolvimento proximal (ZDP) e aprendizagem, imprescindíveis para o desenvolvimento do ser humano. Sequencialmente, aborda também a possibilidade de apropriação de novas tecnologias, como o computador e a internet, como instrumentos socioculturais de aprendizagem pela escola a partir da perspectiva vygotskiana.

Downloads

Publicado

14-05-2013

Como Citar

GAMA, A. M. FUNDAMENTOS DA TEORIA VYGOTSKIANA PARA APROPRIAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS COMO INSTRUMENTOS SOCIOCULTURAIS DE APRENDIZAGEM. Travessias, Cascavel, v. 6, n. 3, 2013. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/6819. Acesso em: 26 out. 2021.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO