ESTUDO DOS ESTILOS COGNITIVOS E DE PERSONALIDADE DOS ALUNOS DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO NO CONTEXTO DA INTERDISCIPLINARIDADE

Autores

  • Marinilse Netto
  • Paula Regina Zarelli Rocha
  • Francisco Antonio Pereira Fialho
  • Neri dos Santos
  • Neri dos Santos

Palavras-chave:

Estilos Cognitivos. Personalidade. Tipos Psicológicos de Jung. Interdisciplinaridade.

Resumo


O presente estudo tem como objetivo identificar as características de estilos de cognição e de personalidade de alunos de um Programa de Pós Graduação, mapeando as características mais marcantes. O instrumento utilizado foi o questionário de avaliação de personalidade baseado nos tipos psicológicos de Jung. A amostra foi composta de 42 alunos de Doutorado e 20 de Mestrado do Programa de Pós Graduação Engenharia e Gestão do Conhecimento-EGC-UFSC. Verificou-se que: (a) não houve predominância de um estilo de personalidade entre os alunos respondentes, (b) os resultados demonstram a preponderância da intuição (N) como característica comum mais acentuada nos alunos respondentes, (c) o tipo psicológico ESTJ não foi definido como perfil de aluno do Programa e, (d) o resultado demonstra, por sua diversidade de perfis, o caráter interdisciplinar dos alunos constituintes do Programa. Palavras-Chave: Estilos Cognitivos. Personalidade. Tipos Psicológicos de Jung. Interdisciplinaridade. PPGEGC.

Downloads

Publicado

18-12-2012

Como Citar

NETTO, M.; ROCHA, P. R. Z.; FIALHO, F. A. P.; SANTOS, N. dos; SANTOS, N. dos. ESTUDO DOS ESTILOS COGNITIVOS E DE PERSONALIDADE DOS ALUNOS DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO NO CONTEXTO DA INTERDISCIPLINARIDADE. Travessias, Cascavel, v. 6, n. 3, 2012. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/7155. Acesso em: 26 out. 2021.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO