O TRABALHO DOCENTE COM GÊNEROS DISCURSIVOS EM SALA DE AULA: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS
Palavras-chave:
Letramento. Leitura e Escrita. Mediação Docente e Pedagógica.Resumo
Muitas práticas de ensino de língua portuguesa desenvolvem uma linguística artificial, por isso, o presente texto, de cunho teórico e conceitual, tem o objetivo de problematizar o processo de ensino e aprendizado da língua e as práticas de letramento mediante o uso de gêneros discursivos em sala de aula nos anos iniciais do ensino fundamental. Para subsidiar a análise, recorre-se à perspectiva do ensino de língua portuguesa pautada na própria leitura de textos, na produção de textos e por meio da análise linguística para possibilitar o efetivo domínio, em sua modalidade oral e escrita, da língua padrão. Dessa forma, como o professor reconhece quais são os tipos de textos em circulação na sociedade? Como consolidar o processo de letramento nas práticas escolares? Para debater tais indagações, concebe-se o professor como mediador do processo pedagógico por entender que são os próprios gêneros discursivos, quando não produzidos de modo superficial e trabalhados artificialmente na escola, constituem-se no maior e melhor instrumento pedagógico que a atividade docente dispõe para desenvolver e oportunizar didaticamente a apropriação da língua pelos alunos. Os estudos sinalizam como a intencionalidade da mediação pedagógica do professor propicia: práticas reais de leitura e escrita em sala de aula, discussão da função social da língua, o conhecimento da diversidade textual pelo trabalho com os próprios gêneros discursivos e, principalmente, aborda a natureza e as especificidades das práticas sociais e culturais de letramento, pois nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a escola tem o papel de formação de usuários da língua.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.