O DICIONÁRIO COMO FONTE DE PESQUISA E AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS EM LÍNGUA ESPANHOLA: VOCABULÁRIO, CULTURA E GRAMÁTICA

Autores

  • Simone Cordeiro Ribeiro

Palavras-chave:

Dicionário, Literatura, Léxico

Resumo

RESUMO: No ensino de Língua Estrangeira, neste caso o de Língua Espanhola, o uso do dicionário como fonte de pesquisa tem se tornado imprescindível no trabalho com textos literários, haja vista a complexidade de vocábulos desconhecidos com os quais o leitor/aluno se depara e que desconhece. Às vezes, as palavras desconhecidas dizem respeito a léxicos próprios de determinadas regiões e correspondem a uma diversidade da qual o leitor/aluno não teve/tem acesso. Essa diversidade lexical faz parte da Língua Espanhola, uma vez que são diversificadas as culturas e povos que dela fazem uso. Diante disso, pretende-se discorrer brevemente sobre a Lexicografia e seu objeto, para, posteriormente, aplicar o uso do dicionário no conto hispano-americano “El Hombre” de Juan Rulfo, buscando verificar quais os léxicos que foram encontrados no dicionário SEÑAS – produção Espanhola, mas destinada a brasileiros – e quais necessitaram de consulta em dicionários eletrônicos disponíveis na Internet, ou mesmo em sites..

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-09-2013

Como Citar

CORDEIRO RIBEIRO, S. O DICIONÁRIO COMO FONTE DE PESQUISA E AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS EM LÍNGUA ESPANHOLA: VOCABULÁRIO, CULTURA E GRAMÁTICA. Travessias, Cascavel, v. 7, n. 1, p. e7851, 2013. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/7851. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM