MICROPOLÍTICA E PEDAGOGIA MENOR: DESDOBRAMENTOS CONCEITUAIS PARA SE PENSAR A EDUCAÇÃO PELAS VIAS DA EXPERIMENTAÇÃO

Autores

  • Daniela da Cruz Schneider

Palavras-chave:

Educação menor, micropolítica, experimentação

Resumo


O presente artigo tem por finalidade apontar reverberações do conceito de micropolítica, a partir de Gilles Deleuze e Félix Guattari, para pensar uma educação menor. Trata-se de uma pesquisa conceitual, que empreende deslocamento de concepções filosóficas para o território educacional. Esboçando as diferenças entre educação maior e menor, entre macro e micropolítica, este texto busca formas de sair do território dissecado de uma educação instrumental e reprodutivista, buscando apontar potências de uma educação pautada pelos microgestos e pela experimentação. 

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Publicado

05-11-2014

Como Citar

DA CRUZ SCHNEIDER, D. MICROPOLÍTICA E PEDAGOGIA MENOR: DESDOBRAMENTOS CONCEITUAIS PARA SE PENSAR A EDUCAÇÃO PELAS VIAS DA EXPERIMENTAÇÃO. Travessias, Cascavel, v. 8, n. 2, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/8653. Acesso em: 18 out. 2021.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: AS VÁRIAS LINGUAGENS PRESENTES NO COTIDIANO ESCOLAR