A TRAJETÓRIA SOCIAL E EDUCACIONAL DO ABOLICIONISTA LUÍS GAMA: NOTAS E ANOTAÇÕES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.
Palavras-chave:
Negros e Educação, Trajetórias e Estratégias, História da Educação.Resumo
O trabalho em questão trata da trajetória educacional do negro Luís Gama e tem como objetivo reconstruir a sua trajetória sócio-educacional a fim mapear e evidenciar as estratégias efetuadas por ele e como que estas estratégias lhe possibilitaram construir uma trajetória bastante singular para a época. Isto é, de negro escravo Luis Gama torna-se rábula e abolicionista de destaque no século XIX. Ao focar a trajetória do negro Luis Gama, este trabalho tem como objetivo, também, da visibilidade para as possíveis relações que os negros estabeleceram com a educação, no século XIX, e lançar contribuições para o campo da História da Educação. Palavras-chave: Negros e Educação; Trajetórias e Estratégias; História da Educação.
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Publicado
05-11-2014
Como Citar
CRUZ, R. A. A TRAJETÓRIA SOCIAL E EDUCACIONAL DO ABOLICIONISTA LUÍS GAMA: NOTAS E ANOTAÇÕES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Travessias, Cascavel, v. 8, n. 2, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/9737. Acesso em: 18 maio. 2022.
Edição
Seção
EDUCAÇÃO
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