PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA RESOLUÇÃO DE BARREIRAS DE ACESSO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: REVISÃO NARRATIVA

Autores

  • Francielli Brito da Fonseca Soppa Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Campus Cascavel, PR. Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde
  • Reginaldo Passoni dos Santos Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Campus Cascavel, PR. Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde.
  • Cíntia Guerin
  • Claudia Silveira Vieira Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Campus Cascavel, PR. Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde.
  • Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Campus Cascavel, PR. Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde.

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v3i1.16727
Agências de fomento

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Acesso aos Serviços de Saúde, Planejamento Estratégico.

Resumo

Objetivo: Identificar uma metodologia para aplicabilidade prática do planejamento estratégico voltado à resolução de questões referentes às barreiras de acesso na Atenção Primária à Saúde (APS). Materiais e métodos: Estudo de revisão narrativa da literatura. Foram utilizados artigos, livros e manuais técnicos publicados acerca do acesso na APS e planejamento estratégico em saúde. O material selecionado foi lido na íntegra e os aspectos relevantes foram fichados, permitindo descrever uma metodologia para aplicabilidade prática do planejamento estratégico na resolução de barreiras de acesso em APS. Resultados: Identificou-se que a metodologia SWOT (Strengths, Weaknesses, Oppotunities e Threats) pode ser utilizada como ferramenta para a aplicabilidade prática do planejamento estratégico na tentativa de resolução de problemas relacionados às barreiras de acesso na APS. Conclusão: O planejamento estratégico fornece informações para gestores, equipe de saúde e usuários no intuito de possibilitar desdobramentos de experiências, bem como promove mudanças no processo de trabalho. O impacto dos resultados positivos advindos deste planejamento é para os usuários, com a possibilidade de melhores condições de acesso à promoção, prevenção, assistência e resolutividade do serviço.

Biografia do Autor

Francielli Brito da Fonseca Soppa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Campus Cascavel, PR. Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde

Enfermeira. Mestranda em Biociências e Saúde da UNIOESTE.

Reginaldo Passoni dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Campus Cascavel, PR. Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde.

Enfermeiro. Mestrando em Biociências e Saúde da UNIOESTE.

Cíntia Guerin

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Claudia Silveira Vieira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Campus Cascavel, PR. Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde.

Doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP. Professor Associado Colegiado de Enfermagem e Mestrado de Biociências e Saúde da Unioeste – Campus Cascavel, PR.

Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Campus Cascavel, PR. Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde.

Doutora em Ciências da Salde pela EERP-USP. Professor Adjunto Colegiado de Enfermagem e Mestrado de Biociências e Saúde, Unioeste – Campus Cascavel, PR.

Downloads

Publicado

21-07-2017

Como Citar

SOPPA, F. B. da F.; SANTOS, R. P. dos; GUERIN, C.; VIEIRA, C. S.; TOSO, B. R. G. de O. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA RESOLUÇÃO DE BARREIRAS DE ACESSO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: REVISÃO NARRATIVA. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 75–85, 2017. DOI: 10.48075/vscs.v3i1.16727. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/16727. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Revisões de Literatura