HÁBITOS ALIMENTARES E PERFIL DE SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM TERESINA, PI

Autores

  • David Halen Araújo Pinheiro Faculdade Integral Diferencial - DEVRY FACID
  • Maíra Brenda Moreira Silva Faculdade Integral Diferencial - DEVRY FACID
  • Daniele Naiara Araujo Pinheiro Faculdade Integral Diferencial - DEVRY FACID
  • Evandro Nogueira Barros Filho
  • Adeildes Bezerra de Moura Lima Faculdade Integral Diferencial - DEVRY FACID

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v3i2.17393
Agências de fomento
Faculdade Integral Diferencial - DEVRY FACID

Palavras-chave:

Criança, Adolescente, Hábitos alimentares, Estilo de vida,

Resumo

Objetivo: Analisar os hábitos alimentares e perfil de saúde em crianças e adolescentes em Teresina, PI. Métodos: A amostra foi composta por 21 crianças e adolescentes com idade entre 05 a 15 anos na cidade de Teresina, PI.  O estudo do tipo descritivo e com abordagem quantitativa foi realizado por meio da aplicação de dois questionários para os pais ou responsáveis das crianças ou dos adolescentes, ambos elaborados para essa população.  Além disso, verificou-se a pressão arterial e medidas antropométricas. Para a análise estatística dos dados foram utilizados os programas Bioestat 5.0 e SPSS. Para todos os testes foi considerado como significativo p<0,05. Resultados: Das crianças e dos adolescentes pesquisados, 52,4% eram do sexo feminino. As maiores predominâncias entre as idades foram de 8 a 11 anos sendo 60,0% para o sexo masculino. Encontrou-se associação estatisticamente significativa entre a idade e a escolaridade em relação ao IMC, isto é, a obesidade prevalece na faixa etária de crianças entre 5 a 7 anos (66,67%; p=0,003) e em crianças do ensino infantil (83,33%; p=0,002) com p <0,05. Os comportamentos alimentares foram semelhantes em ambos os gêneros. Conclusão: Concluiu-se que, embora todas as crianças e os adolescentes do estudo necessitem de ações direcionadas para mudanças na alimentação e no estilo de vida, a situação das crianças de 5 a 7 e em crianças do ensino infantil foram mais grave, pois elas se encontravam em estágios de obesidade, podendo assim, desenvolver algumas das doenças crônicas não transmissíveis.

Biografia do Autor

David Halen Araújo Pinheiro, Faculdade Integral Diferencial - DEVRY FACID

Acadêmico do Curso de Fisioterapia da Faculdade Integral Diferencial - DEVRY FACID. Teresina, PI - Brasil. Bolsista do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da Faculdade Integral Diferencial - DEVRY FACID, Teresina, PI, Brasil

 

 

Maíra Brenda Moreira Silva, Faculdade Integral Diferencial - DEVRY FACID

Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Faculdade Integral Diferencial - DEVRY FACID, Teresina, PI, Brasil

Daniele Naiara Araujo Pinheiro, Faculdade Integral Diferencial - DEVRY FACID

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Faculdade Integral Diferencial - DEVRY FACID, Teresina, PI, Brasil

Evandro Nogueira Barros Filho

Fisioterapeuta e Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Adeildes Bezerra de Moura Lima, Faculdade Integral Diferencial - DEVRY FACID

Nutricionista. Mestre em Alimentos e Nutrição pela Universidade Federal do Piauí e Docente da Faculdade Integral Diferencial - DEVRY FACID, Teresina, PI, Brasil

Downloads

Publicado

29-12-2017

Como Citar

PINHEIRO, D. H. A.; SILVA, M. B. M.; PINHEIRO, D. N. A.; FILHO, E. N. B.; LIMA, A. B. de M. HÁBITOS ALIMENTARES E PERFIL DE SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM TERESINA, PI. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 106–115, 2017. DOI: 10.48075/vscs.v3i2.17393. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/17393. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais