CUIDADO FAMILIAR DURANTE A HOSPITALIZAÇÃO DO PACIENTE COM DOENÇA RENAL CRÔNICA: PERSPECTIVA DOS ACOMPANHANTES

Autores

  • Heverton Souza Beraldo Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Mayckel da Silva Barreto Universidade Estadual de Maringá
  • Sonia Silva Marcon Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v3i2.17728

Palavras-chave:

Hospitalização, Cuidado, Família, Enfermagem, Pesquisa qualitativa.

Resumo


Objetivo: descrever como as famílias de pacientes com Doença Renal Crônica vivenciaram e participaram do processo de hospitalização do ente querido. Método: estudo qualitativo, realizado em um centro de Terapia Renal substitutiva localizado no Noroeste do Paraná, com a participação de nove familiares que permaneceram com o paciente durante o período de hospitalização no ano de 2015. A coleta de dados realizou-se por meio de entrevistas áudio-gravadas, que em seguida foram transcritas na íntegra e submetidas a Análise de Conteúdo, modalidade temática. Resultados: identificou-se que, durante o internamento, as famílias se organizavam e modificavam sua dinâmica para confortar e cuidar do ente querido, porém a vivência do internamento e os rearranjos familiares tendiam a gerar estresse e cansaço físico e psicológico aos familiares. Conclusão: é necessário que a equipe de saúde estimule o acompanhamento familiar durante o internamento, contudo é preciso estar atenta as necessidades e sofrimento familiar ao vivenciar a situação.

Biografia do Autor

Heverton Souza Beraldo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeiro, Especialista em Nefrologia, Residente em Vigilância em  Saúde e Controle de Infecções, Unioeste, Paraná

Mayckel da Silva Barreto, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Enfermagem, Universidade Estadual de Maringá (UEM);Coordenador do Curso de Enfermagem da Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (FACINOR);Professor e coordenador adjunto do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (FAFIMAN)

Sonia Silva Marcon, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira, Doutora em Filosofia da Enfermagem, Professora associada do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá

Downloads

Publicado

29-12-2017

Como Citar

BERALDO, H. S.; BARRETO, M. da S.; MARCON, S. S. CUIDADO FAMILIAR DURANTE A HOSPITALIZAÇÃO DO PACIENTE COM DOENÇA RENAL CRÔNICA: PERSPECTIVA DOS ACOMPANHANTES. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 136–144, 2017. DOI: 10.48075/vscs.v3i2.17728. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/17728. Acesso em: 17 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos Originais