EFEITOS DO DRY NEEDLING NA LOMBALGIA CRÔNICA

Autores

  • Rafaela de Sousa Silva Fisioterapeuta pela Faculdade Integral Diferencial - FACID WYDEN e Pós-graduanda em Osteopatia Estrutural e Visceral pela Escola Brasileira de Fisioterapia Manipulativa.
  • David Halen Araújo Pinheiro Graduado em Fisioterapia pela Faculdade Integral Diferencial - FACID WYDEN e Mestrando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Biomédica pela Universidade Vale do Paraíba.
  • Matheus Henrique da Silva Lemos Enfermeiro pela Faculdade Integral Diferencial - FACID WYDEN.
  • Cristina Cardoso da Silva Mestre em Ciência e Saúde pela Universidade Federal do Piauí e Docente da Faculdade Integral Diferencial - FACID WYDEN.

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v5i2.23709
Agências de fomento

Palavras-chave:

Dor lombar, Síndromes da dor miofascial, Agulhas.

Resumo

Objetivo: Analisar os efeitos do dry needling em pacientes com lombalgia crônica. Métodos: A amostra contou com 07 participantes, de ambos os gêneros e faixa etária entre 18 e 65 anos com presença de dor lombar por mais de três meses. Para a coleta de dados foi aplicado o questionário de incapacidade-RMDQ e uma ficha de avaliação ortopédica.  Resultados: houve diferença estatisticamente significativa entre pontuação para dor na EVA no segundo dia do tratamento e após 4 atendimentos (5,85 versus 3,57, p<0,01) e entre o 4º e 8º atendimento (3,57versus 1,14, p<0,01). Houve também diferença estatisticamente significativa entre as médias do início e fim do tratamento (5,85±0,89 versus 1,14±0,38, p<0,01). Conclusão: que a intervenção fisioterapêutica empregando a técnica de dry needling em pacientes com lombalgia crônica apresentou diversos benefícios, dentre eles, redução do quadro álgico e melhora da amplitude de movimento.

Biografia do Autor

Rafaela de Sousa Silva, Fisioterapeuta pela Faculdade Integral Diferencial - FACID WYDEN e Pós-graduanda em Osteopatia Estrutural e Visceral pela Escola Brasileira de Fisioterapia Manipulativa.

Fisioterapeuta pela Faculdade Integral Diferencial - FACID WYDEN e Pós-graduanda  em Osteopatia Estrutural e Visceral pela Escola Brasileira de Fisioterapia Manipulativa.

David Halen Araújo Pinheiro, Graduado em Fisioterapia pela Faculdade Integral Diferencial - FACID WYDEN e Mestrando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Biomédica pela Universidade Vale do Paraíba.

Graduado em Fisioterapia pela Faculdade Integral diferencial - FACID WYDEN e Mestrando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Biomédica pela Universidade Vale do Paraíba.

Matheus Henrique da Silva Lemos, Enfermeiro pela Faculdade Integral Diferencial - FACID WYDEN.

Enfermeiro pela Faculdade Integral Diferencial - FACID WYDEN.

Cristina Cardoso da Silva, Mestre em Ciência e Saúde pela Universidade Federal do Piauí e Docente da Faculdade Integral Diferencial - FACID WYDEN.

Mestre em Ciência e Saúde pela Universidade Federal do Piauí e Docente da Faculdade Integral Diferencial - FACID WYDEN.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

30-12-2019

Como Citar

SILVA, R. de S.; PINHEIRO, D. H. A.; LEMOS, M. H. da S.; SILVA, C. C. da. EFEITOS DO DRY NEEDLING NA LOMBALGIA CRÔNICA. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 153–160, 2019. DOI: 10.48075/vscs.v5i2.23709. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/23709. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais