ÉTICA EM PESQUISA E RESPONSABILIDADES SOCIAIS DOS PESQUISADORES: UMA PERSPECTIVA DO CEP UNIOESTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v6i1.24826
Agências de fomento
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Palavras-chave:

Ética na pesquisa, Vulnerabilidade, Comitê de ética.

Resumo

As questões da ética em pesquisa estão se tornando, de modo global, cada vez mais, importantes no gerenciamento da pesquisa. O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (CEP Unioeste), tem regulado no âmbito da Unioeste e da região Oeste do Paraná, a análise ética de propostas de pesquisa que envolvem seres humanos, a fim de potencializar a autonomia do pesquisador em pesquisar e proteger os participantes da pesquisa. O objetivo desse estudo, foi analisar, no quinquênio de 2015 a 2019, os procedimentos decisórios de revisões de protocolos de pesquisa submetidos a inspeção do CEP Unioeste, procurando (re)conhecer as potencialidades nas decisões desse Comitê de ética. As informações para as análises foram obtidas do Relatório de Desempenho do CEP Unioeste, disponibilizadas na Plataforma Brasil, uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos, coordenada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

Biografia do Autor

Dartel Ferrari Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em Fisioterapia (1983), Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Especialista (Residência) em Fisioterapia Neurofuncional e Fisioterapia Ortopédica Traumatofuncional (COFFITO). Especialista Lato Sensu em Biologia do Esporte e Preparação Física. Atualmente é professor Adjunto na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil.

Lohran Anguera Lima, Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Departamento de Ortopedia e Traumatologia

Médico formado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Ortopedista e traumatologista pela Santa Casa de São Paulo (Pavilhão Fernandinho Simonsen). Integrou a equipe médica do campeonato mundial de surfe (WSL) no Rio de Janeiro (2012 e 2013). Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da North American Spine Society (NASS) e da AOSpine.

Vilmar Malacarne, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atua na graduação e na pós-graduação Lato e Stricto Sensu. Tem experiência na área de Filosofia e Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Ética, Ciência e Religião. Coordenador geral do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - NUPECIM.

João Fernando Cristofoletti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual de Campinas (1993), graduação em Filosofia (Bacharelado) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Educação pela University of London (2010). Atualmente é professor adjunto D na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando nos curso de bacharelado e licenciatura Educação Física e no programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática. Coordenou o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Unioeste entre 2012 e 2016. É vice-líder do grupo de pesquisa História Intelectual e Historiografia desde 2010 e, desde 2018, também participa do grupo de pesquisa Corpo, Cultura e Atividade física. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia e Filosofia da Ciência, e na área de Educação Física, com ênfase em Sociologia do Esporte e História do Corpo.

Downloads

Publicado

31-07-2020

Como Citar

LIMA, D. F.; LIMA, L. A.; MALACARNE, V.; CRISTOFOLETTI, J. F. ÉTICA EM PESQUISA E RESPONSABILIDADES SOCIAIS DOS PESQUISADORES: UMA PERSPECTIVA DO CEP UNIOESTE. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 56–62, 2020. DOI: 10.48075/vscs.v6i1.24826. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/24826. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência