IMPACTOS DE UM PROGRAMA DE GINASTICA LABORAL NA QUALIDADE DE VIDA DE TRABALHADORES DO SETOR ADMINISTRATIVO DE UMA EMPRESA DE BELO HORIZONTE/MG

Autores

  • Adriana Alves de Sousa Faculdade de Ensino de Minas Gerais - FACEMG
  • Cristiane Guimarães Pessoa Faculdade de Ensino de Minas Gerais - FACEMG
  • Carlos Alexandre Batista Metzker Faculdade de Ensino de Minas Gerais - FACEMG

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v6i1.25369
Agências de fomento

Palavras-chave:

Transtornos Traumáticos Cumulativos, Saúde do Trabalhador, Fisioterapia, Qualidade de Vida.

Resumo

A prevenção de doenças ocupacionais é crescente nas empresas, considerando a necessidade atual pela alta incidência registrada, além dos afastamentos do trabalho, absenteísmo e até mesmo os riscos de invalidez permanente de trabalhadores, situações que impactam diretamente na produtividade e desempenho nas organizações. Nesse sentido, foi objetivo deste estudo avaliar a percepção da qualidade de vida de funcionários de uma empresa privada, antes e após implantação de um programa de Ginástica Laboral (GL) de relaxamento. Para tanto, foi realizado um estudo de campo descritivo e quantitativo, em que oito participantes foram submetidos a um programa de GL durante seis semanas, cinco vezes por semana. O questionário SF-36 foi aplicado pré e pós implantação do programa de GL com a intenção de avaliar a percepção da qualidade de vida dos participantes. Os resultados apontaram que dos ítens avaliados pelo SF-36 destacaram-se a melhora da dor, dos aspectos emocionais e da percepção da saúde. Ao final do estudo pode-se concluir que a GL foi benéfica na qualidade de vida dos profissionais avaliados. Sugere-se novos estudos que utilizem frequência das atividades, número de repetições e tipo de GL diferentes das aplicadas nesse estudo a fim de que se possa verificar resultados da GL em outros cenários.

Biografia do Autor

Adriana Alves de Sousa, Faculdade de Ensino de Minas Gerais - FACEMG

Discente do curso de Fisioterapia da Faculdade de Ensino de Minas Gerais - FACEMG.

Cristiane Guimarães Pessoa, Faculdade de Ensino de Minas Gerais - FACEMG

Fisioterapeuta, Professora do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ensino de Minas Gerais - FACEMG.

Carlos Alexandre Batista Metzker, Faculdade de Ensino de Minas Gerais - FACEMG

Fisioterapeuta, Coordenador e Professor do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ensino de Minas Gerais - FACEMG.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

31-07-2020

Como Citar

SOUSA, A. A. de; PESSOA, C. G.; METZKER, C. A. B. IMPACTOS DE UM PROGRAMA DE GINASTICA LABORAL NA QUALIDADE DE VIDA DE TRABALHADORES DO SETOR ADMINISTRATIVO DE UMA EMPRESA DE BELO HORIZONTE/MG. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 48–55, 2020. DOI: 10.48075/vscs.v6i1.25369. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/25369. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais