SUBNOTIFICAÇÕES DE ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL DO PARANÁ

Autores

  • Gilson Fernandes da Silva Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel. Escola de Saúde Pública Municipal. https://orcid.org/0000-0001-9107-2656
  • Diego Oliveira Rocha Secretaria Municipal de Saúde - Cascavel/PR/Brasil.
  • Angela Israel Graeff Borges Capelete Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE.
  • Carla Passolongo da Silva Secretaria Municipal de Saúde - Cascavel/PR/Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v6i2.26238
Agências de fomento

Palavras-chave:

Saúde do Trabalhador, Enfermagem, Acidentes de Trabalho, Fatores Biológicos

Resumo

No ambiente hospitalar, estão presentes agentes nocivos que possibilitam a ocorrência de acidentes de trabalho, dentre eles, o agente biológico, com o qual os profissionais de enfermagem estão em contato durante o exercício de sua profissão, devido à peculiaridade da assistência efetuada. O objetivo do estudo foi analisar o percentual de subnotificações de acidentes com material biológico de profissionais da enfermagem em um setor de urgência e emergência de um hospital do oeste do Paraná, caracterizar os acidentes de trabalho de acordo com as subnotificações e fatores associados; descrever o perfil dos profissionais de enfermagem que sofreram acidentes com material biológico. Trata-se de uma pesquisa de campo exploratória, descritiva, de abordagem quantitativa. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário com questões objetivas e subjetivas. A amostra dos participantes constituiu-se de 45 profissionais, sendo enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Os resultados encontrados foram: a prevalência feminina, representando 37 (87%) trabalhadores da faixa etária predominante, de 30 a 39 anos, o que consiste em 17 (37,77%) participantes; formação de nível técnico como categoria profissional com maior representatividade, compondo 24 (53%) trabalhadores; a predominância do número de trabalhadores, que relataram exposição ao material biológico, foi de 29 (64,45%) profissionais, dos quais 16 (35,55%) são técnicos de enfermagem; a partir do acidente de trabalho, evidenciou-se que 10 (22,23%) trabalhadores subnotificaram, definindo como justificativa, em sua maioria, falta de tempo, não quiseram passar pelo procedimento de tratamento por ATMB e não notificaram, pois os exames laboratoriais do paciente não apresentava nenhuma alteração. A pesquisa propiciou conhecer o percentual de subnotificação de acidente com material biológico de profissionais da enfermagem, assim como os fatores que estão associados para o profissional não preencher as fichas de notificações de acidente de trabalho.

Biografia do Autor

Gilson Fernandes da Silva, Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel. Escola de Saúde Pública Municipal.

Mestre. Enfermeiro. Gerente da Escola de Saúde Pública Municipal de Cascavel/PR. Coordenador e Tutor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel/PR/Brasil.

Diego Oliveira Rocha, Secretaria Municipal de Saúde - Cascavel/PR/Brasil.

Enfermeiro. Egresso do Curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – UNIPAR/Cascavel. Secretaria Municipal de Saúde - Cascavel/PR/Brasil.

Angela Israel Graeff Borges Capelete, Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE.

Enfermeira Obstetra. Mestranda em Biociências e Saúde pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE.

Carla Passolongo da Silva, Secretaria Municipal de Saúde - Cascavel/PR/Brasil.

Enfermeira. Secretaria Municipal de Saúde - Cascavel/PR/Brasil.

Downloads

Publicado

08-01-2021

Como Citar

SILVA, G. F. da; ROCHA, D. O.; CAPELETE, A. I. G. B.; SILVA, C. P. da. SUBNOTIFICAÇÕES DE ACIDENTES DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL DO PARANÁ. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 101–111, 2021. DOI: 10.48075/vscs.v6i2.26238. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/26238. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais