A LIDERANÇA DO ENFERMEIRO NA GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE: UMA REVISÃO NARRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v6i2.26271
Agências de fomento

Palavras-chave:

Enfermagem, Liderança, Gestão em saúde, Competência profissional.

Resumo

Objetivo: Identificar na literatura nacional ações de liderança do enfermeiro na gestão dos serviços de saúde. Materiais e métodos: Trata-se de uma revisão narrativa de literatura, realizada na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Base de Dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e Banco de dados em Enfermagem (Bdenf), a busca foi realizada nos meses de março e abril de 2019 e resultou inicialmente em 2130 publicações, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão compuseram o corpus da pesquisa cinco artigos. Resultados: A partir da análise dos estudos, emergiram duas categorias: Características e habilidades do exercício da liderança e a Liderança como competência gerencial. Foi possível perceber que os achados apresentam a liderança como habilidades de reconhecer relacionamentos e ter a sensibilidade de visualizar os elementos significativos em determinadas situações que permitem que o líder possa atuar com pró atividade. A liderança é uma competência gerencial do enfermeiro, mais do que observar a importância da presença de líderes no contexto do trabalho em saúde, faz-se necessário uma reflexão acerca dos significados atribuídos pelos enfermeiros que exercem a liderança no seu processo de trabalho. Conclusão: Portanto, as ações de liderança estão atreladas a personalidade, bem como, o estímulo na formação profissional, qualidades próprias da profissão e também por influência do ambiente, no qual a liderança é responsável e indispensável para o desenvolvimento do enfermeiro.

Biografia do Autor

Vagner de Deus dos Santos, Trabalhador independente.

Enfermeiro pela Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), Santa Maria, RS, Brasil.

Danieli Bandeira, Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA).

Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Sandra Marcia Soares Schmidt, Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA).

Enfermeira, Doutora em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Aline Wachholz, Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA).

Enfermeira, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Caren Franciele Coelho Dias, Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Enfermeira, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

08-01-2021

Como Citar

SANTOS, V. de D. dos; BANDEIRA, D.; SCHMIDT, S. M. S.; WACHHOLZ, A.; DIAS, C. F. C. A LIDERANÇA DO ENFERMEIRO NA GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE: UMA REVISÃO NARRATIVA. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 148–156, 2021. DOI: 10.48075/vscs.v6i2.26271. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/26271. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Revisões de Literatura