O PROFISSIONAL ENFERMEIRO NA ELABORAÇÃO DO PLANO DE PARTO NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE PÚBLICA E PRIVADA

Autores

  • Thais Emanuely Souza Santana Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG
  • Vitoria Villalba Verri Wychocki Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG
  • Maycon Hoffmann Cheffer Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v7i1.26818

Palavras-chave:

Enfermagem, Pré-natal, Obstetrícia, Enfermagem no Consultório.

Resumo


O plano de parto é um documento escrito, de caráter legal, onde a gestante, após informações acerca das boas práticas de atenção ao parto, pode descrever suas expectativas e desejos para vivência deste momento. Objetivo: descrever a assistência prestada no pré-natal com a elaboração do plano de parto e a visão do profissional enfermeiro e da mulher frente à construção desse instrumento. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa. Resultados: Foram identificados cinco categorias: Enfermeiro iniciando o pré-natal da rede pública; Pré-natal na rede privada centralizada na figura do médico; Plano de parto garantindo os direitos e autonomia da mulher na rede pública e privada; Plano de parto não colocado em prática no SUS pelos enfermeiros; Plano de parto colocado parcialmente em prática na rede privada pelo enfermeiro. Conclusão: O plano de parto é um instrumento conhecido entre os enfermeiros e gestantes, porém ainda há dificuldade de inserção do mesmo durante a realização do pré-natal, sendo mais adotado na rede privada que na rede pública.

Biografia do Autor

Thais Emanuely Souza Santana, Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG

Enfermeira. Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG

Vitoria Villalba Verri Wychocki, Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG

Enfermeira. Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG

Maycon Hoffmann Cheffer, Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG

Enfermeiro. Docente de enfermagem do Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG. Doutorando em enfermagem Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Downloads

Publicado

09-08-2021

Como Citar

SANTANA, T. E. S.; WYCHOCKI, V. V. V.; CHEFFER, M. H. O PROFISSIONAL ENFERMEIRO NA ELABORAÇÃO DO PLANO DE PARTO NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE PÚBLICA E PRIVADA. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 32–38, 2021. DOI: 10.48075/vscs.v7i1.26818. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/26818. Acesso em: 8 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos Originais