PROBLEMÁTICAS DE SAÚDE PÚBLICA EM REGIÃO DE TRÍPLICE FRONTEIRA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Rosecler Ferreira Nery Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Foz do Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v7i1.26878

Palavras-chave:

Tríplice fronteira, Saúde pública, Pandemia, Covid 19.

Resumo


Regiões de fronteira guardam em si complexos desdobramentos provenientes de eventos e causas socioculturais, que necessitam ser ponderados quando são desenvolvidas políticas públicas de saúde, dado que além do aspecto geográfico, essas regiões caracterizam-se pelas distintas e multifacetadas analogias e inter-relações próprias. Objetivo: Analisar as problemáticas de saúde pública em região de tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai bem como, contrastar com o atual cenário da pandemia da Covid-19. Método: Trata-se de um estudo de revisão integrativa realizado entre outubro e dezembro de 2020 com base em periódicos nacionais e internacionais abordando assuntos relacionados ao tema. As bases consultadas foram: 1. Portal de periódicos da Capes (CAPES); 2. Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); 3. Scientific Electronic Library Online (SciELO). Resultados: A partir das definições, critérios e combinações de palavras-chaves definidas para o estudo foram localizadas 156 publicações. A amostra final foi composta por 10 artigos. Conclusão: Após análise na íntegra, constatou-se que, se na conjuntura antecedente à crise sanitária do Covid-19, a população em geral já se deparava com desafios de acesso à saúde, se faz  imprescindível e urgente pensar em políticas de saúde por meio de atuações intergovernamentais e uma participação mais intensa dos Ministérios de Saúde dos países fronteiriços para debater e implantar medidas de migração e saúde, pois a falta de articulação política migratória e de saúde expõe estes indivíduos à precarização de suas vidas, e de condição humana.

Biografia do Autor

Rosecler Ferreira Nery, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Foz do Iguaçu

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade União das Américas(2006), especialização em enfermagem obstetrica pelo instituto filadelfia(2011), especialização em gestao hospitalar e dos serviços de saude pela univel(2007), especialização em LICENCIATURA DO PROGRAMA DE FORMAÇAO DE DOCENTES PARA EDUCAÇAO BASICA E PRO pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas(2016), especialização em educaçao profissional e tecnologia pela Faculdade de Educação São Luís(2019) e especialização em gestao publica pela Faculdade de Educação São Luís(2019). Atualmente é enfermeira do centro materno infantil e professor pss da escola jorge schimmelpfeng.

Downloads

Publicado

09-08-2021

Como Citar

NERY, R. F. PROBLEMÁTICAS DE SAÚDE PÚBLICA EM REGIÃO DE TRÍPLICE FRONTEIRA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 48–57, 2021. DOI: 10.48075/vscs.v7i1.26878. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/26878. Acesso em: 22 out. 2021.

Edição

Seção

Revisões de Literatura