TRATAMENTO DE DERMATITE PERINEAL ASSOCIADA AO USO DE ANTIBIOTICOTERAPIA EM CRIANÇAS

REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v7i2.28336

Resumo


Objetivo: Evidenciar, dentre as opções disponíveis, qual o tratamento mais efetivo para dermatite perineal associada ao uso de antibioticoterapia. Método: revisão integrativa de literatura que respeitou as seis etapas metodológicas do referencial adotado, realizada no segundo semestre de 2020, nas bases MEDLINE/Pubmed, CINAHL, SCOPUS e Web of Science. Utilizou-se os descritores em inglês: Newborn, Infant, diaper rash, therapeutics, juntamente com os operadores booleanos AND e OR. Foram avaliadas sete publicações, sendo que a síntese dos resultados foi originada da própria ordenação temática da revisão, por interpretação autoral. Resultados: Os tratamentos são distintos, de acordo com o grau da dermatite. Para a leve, utilizam-se cremes de barreira contendo óxido de zinco; para as moderadas a graves ou persistentes, além dos cremes de barreira, corticosteroides de baixa potência como hidrocortisona 1%, por curto período. Mediante infecção por Candida albicans requer-se antifúngicos, como a Nistatina, Miconazol ou Clotrimazol. Associado a infecção bacteriana podem ser utilizados antimicrobianos como a Mupirocina tópica. Conclusão: Em todos os estágios é importante que ocorram trocas frequentes de fralda e limpeza suave da área lesada, utilizando água e produtos de pH ácido ou neutro, além dos produtos mencionados.

Biografia do Autor

Fatima Ricaczeski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Aluna de graduação do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Cascavel.

Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorado em Ciências. Pós-doutorado Atenção Primária. Docente Área Saúde do Neonato, da Criança e do Adolescente.

Ariana Rodrigues da Silva Carvalho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Ciências, docente do Curso de Graduação em Enfermagem e do programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, campus de Cascavel.

Tarcisio Vítor Augusto Lordani, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Biociências e Fisiopatologia, docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, campus de Cascavel.

Downloads

Publicado

30-12-2021

Como Citar

RICACZESKI, F. .; TOSO, B. R. G. de O.; CARVALHO, A. R. da S.; LORDANI, T. V. A. TRATAMENTO DE DERMATITE PERINEAL ASSOCIADA AO USO DE ANTIBIOTICOTERAPIA EM CRIANÇAS : REVISÃO INTEGRATIVA. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 124–135, 2021. DOI: 10.48075/vscs.v7i2.28336. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/28336. Acesso em: 24 jan. 2022.