PARTO DOMICILIAR REALIZADO POR ENFERMEIRAS OBSTETRAS:

PROFISSIONAIS QUE ACOLHEM E RESPEITAM

Autores

  • Maycon Hoffmann Cheffer
  • Ellen de Carvalho Zimmermann
  • Maria Aparecida Bezerra Pinto
  • Ityara Cristina Busetti
  • Manuela Pires Gonzales Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (FAG).

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v8i1.28444

Resumo

Objetivo: Descrever a percepção de mulheres que vivenciaram o parto humanizado assistido por enfermeira obstetra. Materiais e métodos: estudo exploratório e descritivo, de cunho qualitativo realizado com 22 mulheres que tiveram parto domiciliar assistido por enfermeira obstetra entre janeiro de 2018 a maio de 2020. A coleta de dados foi realizada no mês de agosto de 2020 pelo formulário disponibilizado online, devido à pandemia do Covid-19. Resultados: Foram identificadas oito categorias: Segurança com o parto domiciliar e a mulher como protagonista, busca pela aplicação das boas práticas a mulher e ao recém-nascido, relatos de experiência positivas como coadjuvante na escolha do parto domiciliar, apoio do marido, intercorrências, escolha pelo parto domiciliar em nova gestação, parto domiciliar superando as expectativas, e enfermeiras obstetras vistas como anjos que acolhem e respeitam. Conclusão: as mulheres compreendem a fisiologia do parto, não somente como receptoras de informações, mas sim como atuantes empoderadas, se tornam protagonistas do seu trabalho de parto e do nascimento de seus filhos.

Biografia do Autor

  • Maycon Hoffmann Cheffer

    Enfermeiro. Docente de Enfermagem do Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG). Doutorando em enfermagem Universidade Estadual de Maringá (UEM).

  • Ellen de Carvalho Zimmermann

    Enfermeira. Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG).

  • Maria Aparecida Bezerra Pinto

    Enfermeira. Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG). 

  • Ityara Cristina Busetti

    Enfermeira. Docente de Enfermagem do Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG).

Downloads

Publicado

02/08/2022

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

CHEFFER, Maycon Hoffmann; ZIMMERMANN, Ellen de Carvalho; PINTO, Maria Aparecida Bezerra; BUSETTI, Ityara Cristina; GONZALES, Manuela Pires. PARTO DOMICILIAR REALIZADO POR ENFERMEIRAS OBSTETRAS: : PROFISSIONAIS QUE ACOLHEM E RESPEITAM. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 58–68, 2022. DOI: 10.48075/vscs.v8i1.28444. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/28444. Acesso em: 17 ago. 2026.