INFECÇÃO PUERPERAL RELACIONADA A CESÁREA E AO PARTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v9i2.32418

Resumo

Objetivo: A infecção puerperal é responsável por causar o aumento da mortalidade materna devido a infecções bacterianas. É fato que a via de nascimento interfere na ocorrência de infecções, assim, o estudo tem como objetivo verificar a prevalência de infecção puerperal relacionada à cesárea e ao parto normal em um hospital escola do Oeste do Paraná. Materiais e Métodos: A pesquisa foi realizada através da análise de 15 prontuários de mulheres que realizaram a via de nascimento no hospital estudado e tiveram infecção puerperal entre janeiro de 2017 a dezembro de 2022. Resultados: Por meio das análises estatísticas, foi observado que as pacientes possuíam média de 27,7 anos de idade e quase todas elas já haviam tido uma gestação anterior. Foi verificada uma taxa de infecção puerperal drasticamente menor do que as encontradas nos estudos, mas a relacionada à cesariana foi maior, sendo esse procedimento cirúrgico um fator de risco para essas complicações. Conclusão: Essa realidade permitiu que fosse verificado uma falta de monitoramento após a alta das pacientes, contribuindo para que houvesse redução de dados disponíveis sobre as infecções puerperais e, consequentemente, interferência na real taxa de prevalência dessas infecções. Portanto, são necessárias medidas para que a vigilância seja realizada de forma mais adequada, a fim de que as pesquisas de prevalência sejam fidedignas à realidade hospitalar.

Biografia do Autor

Mariana da Silva Possobon, FAG

Discente do curso de Medicina do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG).

Adriano Luiz Possobon

Médico pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Ginecologista e Obstetra pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Mestre em Ensino nas Ciências da Saúde pela Faculdade Pequeno Príncipe (FPP). Docente do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG).

Claudinei Mesquita da Silva

Farmacêutico pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG).

Downloads

Publicado

31-12-2023

Como Citar

POSSOBON, M. da S.; POSSOBON, A. L.; SILVA, C. M. da. INFECÇÃO PUERPERAL RELACIONADA A CESÁREA E AO PARTO. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 201–206, 2023. DOI: 10.48075/vscs.v9i2.32418. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/32418. Acesso em: 30 abr. 2024.