Critérios de avaliação educacional: uma reflexão histórica

Autores

  • Maria Lídia Sica Szymanski
  • Maria Aparecida Pinto Lopes

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Ensino fundamental, Avaliação.

Resumo


Definiu-se como ponto de partida para a reflexão acerca da avaliação no processo ensino-aprendizagem, a análise dos aspectos relevantes que determinam os conceitos de homem, sociedade, trabalho e educação nas sociedades primitiva, grega, romana, feudal e moderna. Tais conceitos, assim como os critérios de avaliação, articulam-se ao modo de produção em cada período histórico. A análise da avaliação preponderante na sociedade contemporânea revela que esses critérios reforçam a manutenção do poder exercido pela classe dominante, indicando que a elaboração de um projeto de transformação social depende da ação coletiva engendrada a partir dos instrumentos de que a educação dispõe.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

SZYMANSKI, M. L. S.; LOPES, M. A. P. Critérios de avaliação educacional: uma reflexão histórica. Varia Scientia, [S. l.], v. 6, n. 12, p. p. 11–31, 2000. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variascientia/article/view/1511. Acesso em: 8 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios