Professor em início de carreira: relato de conflitos vivenciados

Autores

  • Ana Luiza de Quadros
  • Abda Florência da Silva Gomes
  • Adriana Michele Duarte de Almeida
  • Helga Gabriela Aleme
  • Mariele Teixeira Fonseca
  • Rodrigo Ângelo Figueiredo
  • Valeria Alves da Silveira

Palavras-chave:

Professores iniciantes, Formação de professores.

Resumo


Este trabalho evidencia alguns aspectos que envolvem os primeiros anos dos professores na sala de aula e alguns conflitos vividos por eles. Usamos entrevistas gravadas com professores cujo desempenho na sala de aula não excede três anos para identificar os conflitos vividos e que podem ter interferido na formação dos mesmos. Nós consideramos como conflito aquelas situações que os professores não esperavam encontrar ou aquelas que estavam em contradição com suas próprias crenças e expectativas do que era ser professor. Identificamos várias situações de conflito e percebemos, com esta pesquisa, que o mundo de trabalho é um espaço importante de formação e de subjetivação e um tempo/espaço em que sentimentos de solidão e de isolamento estão presentes.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

QUADROS, A. L. de; GOMES, A. F. da S.; ALMEIDA, A. M. D. de; ALEME, H. G.; FONSECA, M. T.; FIGUEIREDO, R. Ângelo; DA SILVEIRA, V. A. Professor em início de carreira: relato de conflitos vivenciados. Varia Scientia, [S. l.], v. 6, n. 12, p. p. 69–84, 2000. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variascientia/article/view/1514. Acesso em: 25 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios