MATHEMATICS TEACHER’S FORMATION IN A DISTANCE EDUCATION PROGRAM: INVOLVEMENT IN READING PRACTICE

Authors

  • Ana Luiza de Quadros
  • Dayse Carvalho Da Silva
Supporting Agencies
CNPq

Keywords:

Leitura, Formação de professores, Estratégias.

Abstract

O letramento científico compreende tanto a apropriação das técnicas para o desenvolvimento do processo de alfabetização, quanto o aspecto de convívio e hábito da leitura e da escrita. Com o objetivo de verificar a leitura de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, desenvolvemos este trabalho. As disciplinas usam a plataforma moodle e, para este trabalho, usamos a ferramenta Fórum para a coleta de dados. Percebemos que, entre os estudantes que participaram da pesquisa, o hábito de leitura nem sempre está presente e, algumas vezes, tende a diminuir com o ingresso na graduação. Com isso, argumentamos que os cursos de formação de professores precisam se envolver de forma mais efetiva nessa discussão, desenvolvendo estratégias que motivem seus estudantes à leitura, tornando-os disseminadores dessa prática.

Published

29-06-2011

How to Cite

QUADROS, A. L. de; DA SILVA, D. C. MATHEMATICS TEACHER’S FORMATION IN A DISTANCE EDUCATION PROGRAM: INVOLVEMENT IN READING PRACTICE. Varia Scientia, [S. l.], v. 10, n. 17, p. 61–73, 2011. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variascientia/article/view/3231. Acesso em: 22 jun. 2025.

Issue

Section

Artigos e Ensaios