Submissões

Submissões Online

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Já possui um login/senha de acesso à revista AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política?

Acesso Start New Submission

Não tem login/senha?

Acesse a página de cadastro
 

Diretrizes para Autores

A AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política, publicação semestral da Rede de Pesquisadores em Geografia (Socio)Ambiental/RP-G(S)A, publica somente artigos que estejam de acordo com as normas da revista. O projeto acolhe artigos originais e inéditos de interesse da comunidade científica. Aceitam-se contribuições em português, inglês e espanhol, as quais serão submetidas à apreciação da Comissão Editorial da revista. É de total responsabilidade do(s) autor(es) o uso de imagens, de conteúdo pertencente a terceiros e a menção a sujeitos da pesquisa. A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias, conceitos e posicionamentos expressos nos textos, que são de inteira responsabilidade do autor (ou dos autores), o qual ainda é responsável pela utilização de fotos, imagens, remissões e traduções, entre outros materiais.

Os artigos científicos devem ter no mínimo 15 e no máximo 30 páginas (tamanho A4), digitados em formato Microsoft Word, com espaçamento de 1,5 (entrelinhas), fonte Candara tamanho 12. As margens devem ser de 2 cm (esquerda e direita) e 3 cm (superior e inferior).

Para as outras modalidades de texto, as normas são as mesmas, com exceção da extensão máxima, que se define da seguinte forma: 20 páginas para entrevistas, 25 páginas para traduções de textos clássicos e 06 páginas para resenhas. Nesse total de páginas, devem ser computadas tabelas, figuras e referências (lembrando que toda a bibliografia citada deve constar das referências, e vice-versa).

Todos os textos devem ser anexados na plataforma eletrônica da AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política (http://e-revista.unioeste.br/index.php/ambientes), sendo que os arquivos não devem ultrapassar o tamanho máximo de 5 MB.

Todos os autores devem ser cadastrados, separadamente, no formulário eletrônico de submissão (bem como sua área de formação, titulação e instituição de atuação profissional). A ausência de tais informações implicará a exclusão direta da submissão. Em nenhuma hipótese serão acrescentados ou retirados autores após a submissão ter sido aceita.

Em hipótese alguma o(s) autor(es) deve(m) ser identificado(s) (seja no início do texto, seja ao longo do mesmo ou na organização de Ilustrações ou Tabelas). Sugere-se a utilização do termo “autor” para substituir os devidos nomes. Todos esses dados devem ser inseridos no manuscrito após a sua avaliação, quando os editores solicitarem as correções do artigo para publicação.

Após submeter um artigo, o(s) autor(es) receberão um Template para da formatação de figuras e outros detalhes.

Os artigos científicos devem ter obrigatoriamente um resumo de, no mínimo, 150 palavras e, no máximo, 200 palavras, em português, inglês e em outra língua estrangeira (francês, espanhol, italiano ou alemão). O título e as palavras-chave (máximo de 5) também deverão ser traduzidos para a língua inglesa e para a outra língua estrangeira em que o resumo for apresentado.

Além de artigos e textos na língua portuguesa, serão aceitos textos, encaminhados por autores não lusófonos, escritos em inglês ou espanhol. Entretanto, a inserção deles em um número da AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política não deve comprometer o princípio de predominância clara da língua portuguesa (pelo menos 70%), como meio de comunicação do periódico.

Textos que não forem enviados em língua portuguesa devem conter o título, um resumo expandido (entre 300 e 500 palavras) e as palavras-chave em português.

As referências a autores, nos textos a serem publicados na revista, deverão ser feitas no corpo do texto, indicando-se o sobrenome em caixa alta ou caixa alta e baixa, segundo os casos, seguido do ano de publicação da obra. Exemplo: (SILVA, 2007), Silva (2007). Havendo mais de uma obra com o mesmo sobrenome, publicada no mesmo ano, deverão ser acrescentadas as letras do alfabeto em minúsculo, após o ano da publicação, por ordem de citação nas referências apresentadas ao final do texto. Exemplo: (SILVA, 2007a), (SILVA, 2007b), (SILVA, 2007c).

As citações literais de trechos de textos de outros autores, se tiverem até três linhas, devem manter-se no corpo do texto entre aspas e, se tiverem mais de três linhas, deverão ser destacadas com recuo de 4 cm, em fonte Candara 11, sem aspas, com espaçamento simples. Antes e após as citações literais, deve-se manter espaçamento 1,5 cm.

Expressões ou trechos de seu texto, aos quais o autor queira dar destaque, devem vir em itálico, que deverá ser aplicado, também, às expressões mantidas em língua estrangeira. Exemplo: tout court, e-mail, a priori. Os autores não devem utilizar negrito, que é reservado para títulos e subtítulos do texto.

As figuras deverão ser encaminhadas em formato digital (JPEG, TIF), com resolução de 300 dpi e não poderão exceder o tamanho de 23 x 16 cm. Elas podem ser preto e branco ou coloridas, e devem ser anexadas junto ao arquivo do artigo, que não pode exceder o tamanho máximo de 5 MB. As figuras devem ser enviadas sem moldura, com escala gráfica e legendas legíveis. Fotos e imagens devem ter no mínimo 1,3 e, no máximo 2 megapixels.

Recomendamos aos autores o emprego apenas de ilustrações/tabelas necessárias e essenciais à compreensão do conteúdo do texto. Situações de excesso de ilustrações, má qualidade da informação gráfica e não observação da resolução de 300 dpi implicarão na recusa do texto.

As ilustrações (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, dentre outros) e tabelas, devem ser precedidas da sua palavra designativa. Sua identificação deve ser feita na parte superior, seguida pelo seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e respectivo título.

A ilustração/tabela deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.

Em todos os casos deve haver a indicação (digitada, no corpo do texto e logo após a Ilustração/Tabela) de: fonte [ex: Fonte: IBGE (2000)], organização [ex: Org.: Autor (2000)], adaptação [ex: Adaptado de Silva (2000)], ou elaboração [ex: Elaboração: Autor (2015)] 

As referências e citações devem seguir as orientações da ABNT. É importante que os nomes dos autore

s nas referências, ao final do texto, venham completos. Exemplo: SILVA, José Pedro da; SOUZA, Aline. Os títulos das obras devem vir destacados em itálico.

As notas devem ser inseridas no rodapé da página em que forem indicadas.

Será responsabilidade dos autores enviar o texto obedecendo à norma culta. A Coordenação Editorial reserva-se o direito, independentemente da posição dos pareceristas convidados, de solicitar uma revisão de português, caso seja necessária, para que a submissão possa ser efetivamente aceita. O mesmo se aplica aos resumos em línguas estrangeiras. Recomenda-se recorrer a especialistas para a correção dos artigos completos, bem como dos resumos em outros idiomas. A qualidade da revisão ortográfica e sintática dos textos é de responsabilidade dos autores.

O conteúdo e as opiniões expressos pelos autores dos textos são de sua exclusiva responsabilidade, não representando necessariamente a opinião dos membros da Comissão Editorial e do Conselho Científico de AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política.

 

Publicações oriundas de dissertações ou teses

Por uma questão de princípio ético, e amparada no que dispõe o Art. 15 da legislação brasileira em vigor sobre direitos autorais (Lei 9.610/98), a AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política não endossa o ponto de vista segundo o qual orientadores de mestrado e doutorado são "coautores automáticos" dos artigos e capítulos baseados nas dissertações e teses sob sua orientação. Por essa razão, em princípio, ficam vedados textos extraídos de dissertações de mestrado e teses de doutorado, em que o(a) orientador(a) figure como coautor(a). Bastará que o(a) orientador(a) seja devidamente mencionado(a) em uma nota de rodapé.

Quando, porém, se tratar de uma participação que caracterize um efetivo e substancioso aporte autoral por parte do(a) orientador(a) -  ou seja, quando o artigo, apesar de guardar relação teórico-conceitual e/ou empírica com uma dissertação ou tese, não se limitar ao que já está contido no trabalho maior, havendo uma significativa contribuição autoral original por parte do(a) orientador(a) -, e desde que essa condição seja convincentemente explicada e justificada em uma carta circunstanciada à Coordenação Editorial da revista, a submissão do artigo poderá ser considerada. Nesse caso, o tipo de contribuição do(a) orientador(a) deverá ser explicitado na carta. A carta do orientador deverá ser anexada como documento suplementar na plataforma da AMBIENTES, no momento da submissão do artigo.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. Os autores declaram que o texto utiliza apropriadamente as regras de citação. Além disso, os autores têm ciência de que plágio se configura crime contra a propriedade intelectual (Lei 10.695, de 01 de Julho de 2003).
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas. A identificação do autor foi removida, O nome do autor foi removido em "Propriedades do documento", opção do menu "Arquivo" do MS Word.
  7. Todos os autores do texto estão incluídos nos metadados da submissão, com as respectivas informações de atuação profissional e formação acadêmica (a informação completa é essencial para a avaliação).
 

Declaração de Direito Autoral

 

Aviso de Direito Autoral Creative Commons

Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

 

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.