Autopercepção de competência profissional no estágio curricular supervisionado em educação especial no curso de licenciatura de educação física

Gustavo Schiarolli, Nilton Munhoz Gomes, Jorge Both

Resumo

O objetivo do estudo foi de analisar autopercepção da competência profissional de estudantes que realizaram o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) em Educação Especial no curso de Licenciatura de Educação Física. O estudo descritivo de corte transversal teve a amostra de 28 acadêmicos que estavam matriculados na disciplina de Estágio Curricular II ofertada no 4° ano do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Londrina. O instrumento de coleta de dados foi composto por questionário sociodemográfico e pela Escala de Autopercepção de Competência Profissional em Educação Física e Desportos. Para a análise dos dados estatísticos empregou-se o teste t e qui-quadrado para grupo único. Considerou-se no estudo o nível de significância de 95% (p<0,05). Os resultados evidenciaram que os estudantes estagiários (EE) demonstraram competência profissional apenas na habilidade de motivação. Além disso, os EE que apresentaram experiência prévia com pessoas com necessidades especiais apresentavam-se maiores índices de autopercepção de competência profissional nos assuntos relacionados a disciplina dos alunos e planejamento de atividades. Os EE que não tinham experiências na regência de classe se sentiam mais competentes nos assuntos disciplinares e de ação pedagógica, na dimensão conhecimentos e na avaliação global da competência profissional. Por fim, os EE que participavam de projetos de ensino eram mais críticos frente o indicador autorreflexão. Por fim, conclui-se que a autopercepção de competência profissional dos EE era baixa, sendo que a experiência de convivência com pessoas com necessidades especiais apresentou impacto positivo frente ao grupo investigado, enquanto que a experiência na regência de classe e participação de projetos de ensino favoreceu no surgimento do senso crítico frente à autopercepção de competência profissional.

Palavras-chave

Competência Profissional. Formação Inicial. Educação Física. Licenciatura. Educação Especial.

Texto completo:

PDF

Referências

ARAÚJO, K. T.; GOMES, N. M.; ZEFERINO. J. O reflexo da matriz curricular no estágio em educação física na educação especial: concepções discentes. In: X Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde, 2014, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC/UDESC/UMinho, 2014. p. 339.

BATISTA, P. M. F.; MAROS, Z.; GRAÇA, A. Auto-percepção das competências profissionais em profissionais do desporto: efeito da área de intervenção e da experiência profissional. Revista de Ciencias del Deporte, Porto, v. 7, n. 2, p. 117-31, 2011.

BATISTA, P. M. F.; PEREIRA, A. L.; GRAÇA, A. B. S. A. (Re)configuração da identidade profissional no espaço formativo do estágio profissional. In: NASCIMENTO, J. V.; FARIAS, G. O. (Orgs.). Construção da identidade profissional em educação física: da formação à intervenção. Florianópolis: UDESC, 2012. p. 81-111.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. MEC; SEEP; 2008. Disponível em: . Acessado em: 10 de outubro de 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n.° 2, de 01 de julho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF, 2015.

BURIOLLA, M. A. F. O estágio supervisionado. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2006.

COZZA, J.; CAPISTRANO, R.; PINTO, M. G.; SAMPAIO, G. B. S.; TRUSZ, R. D.; FARIAS, G. O. O professor supervisor e o estágio supervisionado em educação física: aproximações e distanciamentos. In: LAWALL, I. T.; CLEMENT, L. (Orgs.). Relatos e reflexões sobre estágio curricular supervisionado: cursos de licenciatura da UDESC. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2016. p. 185-202.

CYRINO, M. C. C. T.; PASSERINI, G. A. Reflexões sobre o estágio supervisionado do curso de licenciatura em matemática da Universidade Estadual de Londrina. In: SILVA, I. F.; CAINELLI, M. R. (Orgs.). O estágio na licenciatura: a formação de professores e a experiência interdisciplinar na Universidade Estadual de Londrina. Londrina: EDUEL, 2009. p. 125-44.

FARIAS, G. O.; PINTO, M. G.; WERNER, A.; FOLLE, A. PIBID Educação Física: aprender a ser professor na docência. In: MARTINS, R. E. M. W.; ROSSATO, L. (Orgs.). Reflexões sobre as experiências do PIBID na UDESC. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2015. p. 123-34.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOMES, N. M.; COSMOS, A. C. C. V. P.; ARAÚJO, K. T. Percepção discente sobre o estágio supervisionado em educação especial no curso de educação física. In: X Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde, 2014, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC/UDESC/UMinho, 2014. p. 270.

GOMES, N. M. Análise da disciplina de educação física especial nas instituições de ensino superior públicas do estado do Paraná. 2007. 201f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

HONÓRIO, L. R.; GOMES, N. M. O estágio em educação especial na formação inicial dos professores de educação física. In: Congresso Internacional da Associação Latino-americana de Ciências do Esporte, Educação Física e Dança, v. 2, 2015. Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: NGIME/UFJF, 2015, p. 177-84.

JANUÁRIO, C. Do pensamento do professor à sala de aula. Coimbra: Livraria Almedina, 1996.

LIMA, L. R. F; RODRIGUES, L.; LIMA, A. A. A compreensão do fenômeno inclusão escolar, sob a perspectiva dos acadêmicos do curso de Educação Física. In: Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar, v. 2, 2011. Londrina. Anais... Londrina: UEL, 2011. 1 CD-ROM.

MELLO, E. A relação com o saber e a relação com o ensinar no estágio supervisionado em biologia. 2007. 227f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.

NASCIMENTO, J. V. Escala de auto-percepção de competências profissional em Educação Física e Desportos. Revista Paulista de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 5-21, 1999.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Relatório mundial sobre a deficiência. The World Bank. São Paulo: SEDPcD, 2012. p. 334.

PEDRINELLI, V. J.; VERENGUER, R. C. G. Educação Física Adaptada: Introdução ao universo das possibilidades. In: GORGATTI, M. G.; COSTA, R. F. (Orgs.). Atividade física adaptada: qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais. Barueri: Manole, 2005. p. 1-27.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 2.ed. São Paulo: Cortez, 1995.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo. Cortez, 2004.

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Fundação CAPES. Ministério da Educação, 2008. Disponível em: . Acessado em: 19 de Fevereiro de 2016.

RODRIGUES, P. C. Bioestatística. Niterói: EdUFF, 2002.

SILVA JUNIOR, A. P. Configurações e relações estabelecidas no estágio curricular supervisionado na formação inicial de professores de Educação Física. 2016. 233f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Resolução CEPE N° 0255/2009. Reformula o Projeto Político Pedagógico do curso de Educação Física (Habilitação Licenciatura). 2009. Disponível em: . Acessado em: 20 de julho de 2017.

VIEIRA, L. F.; VIEIRA, J. L. L.; FERNANDES, R. Competência profissional percebida: um estudo com estudantes de Educação Física em formação inicial. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 17, n. 1, p. 95-105, 2006.

VITALIANO, C. R.; MANZINI, E. J. A formação inicial de professores para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. In: VITALIANO, C. R. (Org.). Formação de professores para inclusão de alunos com necessidades especiais. Londrina: EDUEL, 2010. p. 51-112.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Incluir comentário
';