Autopercepção de competência profissional no estágio curricular supervisionado em educação especial no curso de licenciatura de educação física

Autores

  • Gustavo Schiarolli Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina
  • Nilton Munhoz Gomes Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina
  • Jorge Both Universidade Estadual de Londrina (UEL) https://orcid.org/0000-0002-8238-5682

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2018.v16.n1.p207

Palavras-chave:

Competência Profissional, Formação Inicial, Educação Especial

Resumo

O objetivo do estudo foi de analisar autopercepção da competência profissional de estudantes que realizaram o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) em Educação Especial no curso de Licenciatura de Educação Física. O estudo descritivo de corte transversal teve a amostra de 28 acadêmicos que estavam matriculados na disciplina de Estágio Curricular II ofertada no 4° ano do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Londrina. O instrumento de coleta de dados foi composto por questionário sociodemográfico e pela Escala de Autopercepção de Competência Profissional em Educação Física e Desportos. Para a análise dos dados estatísticos empregou-se o teste t e qui-quadrado para grupo único. Considerou-se no estudo o nível de significância de 95% (p<0,05). Os resultados evidenciaram que os estudantes estagiários (EE) demonstraram competência profissional apenas na habilidade de motivação. Além disso, os EE que apresentaram experiência prévia com pessoas com necessidades especiais apresentavam-se maiores índices de autopercepção de competência profissional nos assuntos relacionados a disciplina dos alunos e planejamento de atividades. Os EE que não tinham experiências na regência de classe se sentiam mais competentes nos assuntos disciplinares e de ação pedagógica, na dimensão conhecimentos e na avaliação global da competência profissional. Por fim, os EE que participavam de projetos de ensino eram mais críticos frente o indicador autorreflexão. Por fim, conclui-se que a autopercepção de competência profissional dos EE era baixa, sendo que a experiência de convivência com pessoas com necessidades especiais apresentou impacto positivo frente ao grupo investigado, enquanto que a experiência na regência de classe e participação de projetos de ensino favoreceu no surgimento do senso crítico frente à autopercepção de competência profissional.

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Biografia do Autor

Gustavo Schiarolli, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina

Nilton Munhoz Gomes, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina

Especialista em em Educação do Portador de Deficiência Mental pela Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas

Professor do Departamento de Estudos do Movimento Humano da Universidade Estadual de Londrina

Jorge Both, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Especialista em Atividade Física Direcionada à Promoção da Saúde pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

23.01.2018

Como Citar

SCHIAROLLI, G.; GOMES, N. M.; BOTH, J. Autopercepção de competência profissional no estágio curricular supervisionado em educação especial no curso de licenciatura de educação física. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 1, p. 207–216, 2018. DOI: 10.36453/2318-5104.2018.v16.n1.p207. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/17597. Acesso em: 28 mar. 2024.