Aproximações e distanciamentos entre concepções de ensino-aprendizagem-treinamento dos jogos esportivos coletivos

Felipe Canan, Douglas dos Santos Taborda, Arestides Pereira da Silva Júnior

Resumo

OBJETIVO: Objetivou-se identificar aproximações e distanciamentos entre concepções de ensino-aprendizagem-treinamento dos jogos esportivos coletivos.
MÉTODOS: Metodologicamente utilizou-se de pesquisa teórica, interpretando e comparando diferentes concepções.
RESULTADOS: Identificou-se que se busca uma superação do mecanicismo, especialmente a partir de processos de ensino-aprendizagem-treinamento que adotam um caráter estruturalista e fenomenológico, operacionalizados a partir de jogos condicionados e exercícios situacionais, sequenciados em séries de jogos e estruturas funcionais.
CONCLUSÃO: Apesar de apresentarem diferentes nomenclaturas e de se basearem em distintos pressupostos teóricos, as concepções têm tendido a se mostrarem mais integrativas do que autoafirmativas.

ABSTRACT. Approximations and distances between teaching-learning-training conceptions
of collective sport games.
OBJECTIVE: The objective was to identify approximations and distances between teaching-learning-training conceptions of collective sports games.
METHODS: Methodologically it was used theoretical research, interpreting and comparing different conceptions.
RESULTS: It was identified that an overcoming of the mechanism is sought, especially from teaching-learning-training processes that adopt a structuralist and phenomenological character, operationalized from conditioned games and situational exercises, sequenced in games series and functional structures.
CONCLUSION: Despite having different nomenclatures and based on different theoretical assumptions, conceptions have tended to be more integrative than self-affirmative'.

Palavras-chave

Esporte; Metodologia; Pedagogia.

Texto completo:

PDF

Referências

ALBERTI, H.; ROTHENBERG, L. Ensino de jogos esportivos. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico; 1984.

BAYER, C. O ensino dos desportos colectivos. Lisboa: Dinalivro; 1994.

CARVALHO, A. Concepções didáctico-metodológicas para o ensino / treino dos JDC/futebol. Treino Desportivo, Lisboa, n. 21, p. 52-55, 2003.

DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas; 2000.

DIETRICH, K.; DÜRRWÄCHTER, G.; SCHALLER, H. Os grandes jogos – metodologia e prática. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico; 1984.

GARGANTA, J. O ensino dos jogos desportivos colectivos. Perspectivas e tendências. Movimento, Porto Alegre, v. 4, n. 8, p. 19-27, 1998a.

GARGANTA, J. Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. (Ed.). O ensino dos jogos desportivos. 3 ed. Porto: Universidade do Porto; 1998b. p. 11-26.

GRECO, P. Revisão da metodologia aplicada ao ensino-aprendizagem dos jogos esportivos coletivos. In: GRECO, P.; BENDA, R. (Org.). Iniciação esportiva universal – 2. Metodologia da iniciação na escola e no clube. Belo Horizonte: Ed. UFMG; 1998. p. 39-56.

GRECO, P.; SILVA, C.; PRAÇA, G.; MORALES, J.; ABURACHID, L.; SILVA, S. O ensino-aprendizado-treinamento dos jogos esportivos: aprendizado incidental, ensino intencional. In: REMONTE, J.; POLITO, L. (Org.). Educação física escolar e esporte de alto rendimento: dá jogo? São Paulo: Fontoura, 2018. p. 161-194

GRECO, P. Treinamento tático nos esportes. In: SAMULSKI, D.; MENZEL, H.; PRADO, L. (Ed.). Treinamento Esportivo. São Paulo: Manole, 2013. p. 249-282.

MESQUITA, I.; GRAÇA, A. Modelos de ensino dos jogos desportivos. In: TANI, G.; BENTO, J.; PETERSEN, R. (Org.). Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2006. p. 269-283.

SCAGLIA, A. O futebol e as brincadeiras de bola – a família de jogos de bola com os pés. São Paulo: Phorte, 2011.

XAVIER, T. Métodos de ensino em educação física. São Paulo: Manole; 1986.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Incluir comentário
';