AS COMPETÊNCIAS SECRETARIAIS COMO FERRAMENTA DE CONSULTORIA

Claudia Tonioti Kloss, Ady Lainy Mendes Fernandes, Susanne Genthner, Fernanda Landolfi Maia

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apontar em que medida as novas competências secretariais possibilitam a atuação profissional em consultoria interna e externa nas organizações. Embora as diretrizes curriculares da graduação em secretariado não exijam capacitação específica para consultoria, o profissional de secretariado acaba exercendo esta atividade indiretamente, pois teve formação em diversas áreas o que leva a ter uma capacitação específica, conseguindo estabelecer uma relação com perfil exigido de consultor empresarial. Além da revisão de literatura, o campo empírico constituiu-se de questionário on line e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontaram para um cenário em que o profissional de secretariado está capacitado para atuação em consultoria e atende as exigências do mercado atual.

Palavras-chave

Secretariado Executivo

Texto completo:

PDF

Referências

BARTOLOTTO, M.F.P; WILLERS, E.M. Profissional de Secretariado Executivo, Explanação das principais características que compõem o perfil. Revista Expectativa - Eletrônico. Vol. 4, n. 4 p. 45-46, 2005.

BORTH, Marcelo Rafael; PORTELA, K.C.A.; SCHUMACHER, A.J. Ferramentas do secretário executivo. 2ª ed. Cuiabá, Portal do Secretariado, 2013.

COVEY, Sthephen R. Os 7 hábitos das pessoas muitos eficazes. 19ª ed. São Paulo. Ed. Best Seller, 1989.

CROCCO, Luciano; GUTTMANN, Erik. Consultoria Empresarial, 2ª ed. São Paulo, Ed. Saraiva, 2010.

D’ÉLIA, BETE; AMORIM, MAGALI; SITA, MAURICIO. Excelência no Secretariado. 1ª ed. São Paulo: Ser Mais, 2013.

FLICK, Uwe; tradução Joice Elias Costa, Introdução à pesquisa qualitativa. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GIL, ANTONIO CARLOS. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIORNI, Solange, Consultoria: um pilar do profissional de Secretariado, Belo Horizonte: Ophicina de Arte & Prosa, 2016.

MAIA, Fernanda Landolfi; OLIVEIRA, Vanderleia Stece de. Secretariado em pauta – técnicas de assessoria e métodos de organização. 1ª ed. Curitiba. Editora Intersaberes, 2015.

NEIVA, Edméa Garcia; D’ELIA, Maria Elizabete Silva. As novas competências do profissional de secretariado. 3ª ed. São Paulo. Ed. IOB Folhamatic, 2014.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças, Manual de consultoria empresarial. 2ª ed. São Paulo. Editora Atlas, 1999.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças, Manual de consultoria empresarial. 13ª ed. São Paulo. Editora Atlas, 2015.

Acesso em 02 de setembro de 2016.

acesso em 09 de setembro de 2016.