A UNIVERSIDADE COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO: O CASO DO MUNICÍPIO DE TOLEDO-PR
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v3i1.743Palavras-chave:
Universidade, Desenvolvimento Local, Toledo/PRResumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre o papel da universidade enquanto dinamizador do processo de desenvolvimento local e regional, a qual através do seu papel e princípios de formar capital humano, deve ser capaz de colaborar no desenvolvimento nacional e propiciar a geração e desenvolvimento sócio-econômico ao seu redor, como o ramo do setor de serviços. O interesse do estudo foi direcionado ao Município de Toledo – PR, o qual tem características favoráveis à observação do estudo, ou seja, um crescimento no número de acadêmicos e de instituições de ensino superior instaladas no município na última década. Pode-se também constatar a existência de estudos correlatos, que estabelecem valores gastos pelos acadêmicos no comércio local, através do suprimento de suas necessidade, ou seja, transporte, alimentação, aluguel, vestuário, lazer, material didático e cursos.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
GOEBEL, M. A.; MIURA, M. N. A UNIVERSIDADE COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO: O CASO DO MUNICÍPIO DE TOLEDO-PR. Revista Expectativa, [S. l.], v. 3, n. 1, 2000. DOI: 10.48075/revex.v3i1.743. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/743. Acesso em: 29 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.